fbpx
Fundação Podemos
/
/
Educação e Trabalho

Educação e Trabalho

Não restam dúvidas de que a educação é o elemento fundamental de uma nação

Não restam dúvidas de que a educação é o elemento fundamental de uma nação. Sem uma educação de qualidade não existe a possibilidade do exercício da cidadania e das liberdades básicas. A própria democracia se torna esvaziada de seu conteúdo e fica prejudicada. O Podemos tem como compromisso assegurar uma educação inclusiva, voltada para os pilares básicos da cidadania e que promova a igualdade de oportunidades para todas e todos.

Estudos demonstram que a primeira infância é a fase de importância fundamental, quando os indivíduos necessitam de cuidados que serão decisivos para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas por toda a vida. Por isso cuidados com a educação pré-escolar são fundamentais. O Podemos possui essa preocupação e esse compromisso. Uma boa educação exige cuidados na fase da primeira infância e a posterior inclusão de todos no ensino básico.

Para que esses ideias se realizem é necessário vontade política. Mas vontade política não basta. É necessário formular e implementar políticas públicas de qualidade, baseadas em evidências científicas, testadas e avaliadas em seus resultados. São necessários congregar esforços entre educadores, profissionais que trabalham na ponta e conhecem as realidades locais, especialistas em educação e gestores públicos dos diferentes níveis da federação.

O financiamento da educação é também um elemento fundamental. Por isso é necessário assegurar fontes de financiamento adequadas e perenes, para todos os níveis. Assegurar salários decentes para os professores, de modo a tornar a carreira do professor capaz de atrair bons profissionais, e incentivar o fomento à pesquisa em ciência e tecnologia, são também fundamentais. Conciliar pesquisa e ensino de ponta, com excelência acadêmica, e cursos técnicos e profissionalizantes, de modo a permitir que cada um escolha sua trajetória profissional de acordo com suas vontades e vocações, e não impelido pela necessidade ou falta de oportunidades. É assim que se faz um país justo e é nisso que o Podemos acredita.

plugins premium WordPress