Política Externa

Uma política externa que transforme as necessidades internas do Brasil em realidades externas

O Podemos defende a construção de uma política externa pragmática, realista, que busque inserir o Brasil nas relações internacionais visando seus interesses e suas necessidades. O Brasil é um país de dimensão continental com uma importância inegável nas relações políticas e econômicas globais.

Assim, o Podemos entende que é necessário reconstruir e recuperar a diplomacia brasileira, sem alinhamentos unilaterais ou posições que firam as disposições do art. 4° da Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, urge a construção de uma política externa que respeite a independência nacional, se paute pela prevalência dos direitos humanos na ordem internacional, observe e fomente a autodeterminação dos povos, respeite o meio ambiente e atenda ao princípio da não intervenção e da igualdade dos Estados. É dever constitucional do Brasil defender a paz e repudiar atos de terrorismo e racismo na esfera internacional.

Para construir uma sólida política externa, que atenda aos interesses do povo brasileiro, o Podemos defende uma valorização das instituições multilaterais. É dever da nossa diplomacia patrocinar a solução pacífica dos conflitos e cooperar para o progresso da humanidade.

O fortalecimento da posição do Brasil nas instituições parlamentares internacionais é um compromisso que o Podemos assume. Zelar pelo desenvolvimento das relações nas Nações Unidas, na OMC, na OMS e de todas as agências e instituições da ONU é fundamental para a construção de um mundo menos violento e mais cooperativo. É papel do Brasil agir com liderança nesta visão de um mundo multilateral e com maior adensamento jurídico institucional.

Além disso, o Podemos entende ser fundamental estreitar os laços com nossos vizinhos, para reassumirmos um papel que sempre tivemos; isto é, o de protagonistas em nossa região. Nesse sentido, o Podemos defende uma revalorização do Mercosul e uma ampliação do diálogo entre os países sulamericanos.