fbpx
Fundação Podemos
/
/
Meio Ambiente e Futuro

Meio Ambiente e Futuro

Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos e reassumir o papel de protagonista na defesa do meio ambiente

O Podemos entende e afirma a importância da agenda ambiental para o Brasil e para o mundo. Pensar em um programa de desenvolvimento que não esteja em sintonia com a proteção ao meio ambiente é ignorar o curso da história e prejudicar o próprio futuro. Não é mais possível ignorar todo o avanço desenvolvido a partir da Conferência de Estocolmo de 1972. A normativa internacional que se sucedeu a partir dela, como por exemplo a ECO-92 e a Rio +20, colocou o Brasil numa posição de protagonismo e liderança no debate global acerca da proteção ao meio ambiente e da necessidade de se observar um desenvolvimento sustentável. Todavia, o Brasil vem perdendo espaço nessa agenda e vem se isolando politicamente, desestruturando sua infraestrutura de proteção e fiscalização, migrando da posição de liderança para a de destruidor do meio ambiente.

É necessário retomar e reassumir o papel que é devido ao Brasil. Somos o maior território onde há presença da Floresta Amazônica. É nosso dever protegê-la e buscar o respeito à nossa soberania sobre ela. Não há mais espaço para discursos que neguem a sua importância e que a deixem sujeita a descaso e destruição.

Temos que assumir de vez a compreensão de que o mundo possui recursos finitos e escassos. Temos que zelar pela Terra em nome das gerações vindouras. Assim, o Podemos entende que estamos no mundo e que desapareceremos com ele, se dele não cuidarmos.

Desta maneira, é preciso reforçar a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais que podem prejudicar os brasileiros e o resto do mundo. Preservar nossas florestas, tanto a fauna, quanto a flora, manter o acesso à água e ampliar os programas de despoluição, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, visando um uso consciente dos recursos ambientais é um compromisso do Podemos.

Nesse sentido, é fundamental desenvolver projetos de desenvolvimento científico e educação com o escopo de aumentar a conscientização e a capacidade institucional para mitigar, buscar soluções, reduzir e alertar para os problemas do aquecimento global, da destruição de ecossistemas, visando evitar a desertificação e proteger a biodiversidade. Para tanto, o Podemos tem como estratégia ampliar e buscar implementar compromissos internacionais de auxílio e parceria para que possa desenvolver as melhores políticas e financiar os programas necessários para a proteção do meio ambiente.

Não poderia deixar de ser objetivo do Podemos conservar e patrocinar o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável no âmbito global de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Diante disso, o Podemos assume o compromisso de zelar pelas águas brasileiras, incentivando seu uso econômico e social responsável, de maneira a preservar a biodiversidade e a cultura de comunidades, desenvolvendo estratégias de empoderamento, combatendo as práticas ilegais de pesca e exploração predatória.

Por fim, o Podemos entende ser primordial ampliar esforços para combater a caça ilegal e o tráfico de espécies protegidas da fauna e flora brasileira, inclusive por meio de estratégias que aumentem a capacidade das comunidades locais para buscar oportunidades de subsistência sustentável.

plugins premium WordPress