Igualdade de Gênero e Discriminação

Fomentar a Igualdade de gênero e combater a discriminação

O Podemos tem a consciência de que não haverá a possibilidade de construir um Brasil melhor se não alcançarmos a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas é uma obrigação e um combate que exige continuidade. Sabemos que o Brasil é um país que precisa lidar com sua preocupante realidade. Mulheres e meninas sofrem diversas violências, incluindo o tráfico, a exploração sexual, os casamentos prematuros, forçados e de crianças. É necessário que identifiquemos e busquemos estabelecer estratégias para enfrentar todas essas práticas nocivas.

O Podemos tem como compromisso reconhecer e valorizar a mulher no Brasil como destinatária de todos os direitos e deveres que cabem a qualquer ser humano. Assim, as violações que mulheres e meninas sofrem são inadmissíveis e não podem mais continuar. Para que isso mude, o Podemos entende como fundamental valorizar a mulher no mercado de trabalho. É preciso reconhecer também o trabalho de assistência e doméstico. Nesse sentido, é importante que busquemos implementar serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social para a mulher. Contudo, isso não será suficiente se não buscarmos garantir também a participação efetiva e plena das mulheres em todos os níveis de tomada de decisão na vida política e econômica do país. A mulher tem direito de participar da sociedade e de seus recursos econômicos sendo lhe assegurada a propriedade privada e o acesso aos bens públicos. Deste modo, o Podemos entende como condição sine qua non a participação feminina na vida política brasileira.

No sentido da fruição do bem público, o Podemos se compromete a fomentar o acesso universal à saúde da mulher. Não haverá pleno respeito enquanto não for assegurado à mulher saúde sexual e reprodutiva. Toda mulher tem o direito de cuidar de seu corpo e ser respeitada por isso.

Tendo em vista uma sociedade moderna e que se transforma rapidamente, o Podemos também buscará estabelecer estratégias para evitar a evasão escolar de meninas e fomentar a inserção delas nos novos meios tecnológicos de informação. Ou seja, seguindo a concepção fundamental de que a democracia exige participação, buscaremos incrementar a participação política das mulheres e seu fortalecimento no mercado de trabalho via educação.