Saúde

Assegurar o acesso universal à saúde e promover o bem-estar e uma vida saudável para todas e todos, em todas as idades

O acesso a um sistema universal de saúde é fundamental para todos brasileiros. O contexto da pandemia do ano de 2020 provou para todos que é necessário ampliar os recursos, fortalecer e valorizar o Sistema Único de Sáude (SUS). Desta forma, o Podemos tem como compromisso zelar pelo SUS e torná-lo cada vez mais preparado para atender a população brasileira.

É dever do Estado promover o bem-estar e a saúde de sua população. Sem isso, não há respeito e valoração à dignidade da pessoa humana. Desta maneira, o Podemos tem como objetivo integrar todo o sistema de uma forma em que a população, os prestadores de serviços, os fornecedores e os pagadores estejam em sintonia dentro de uma sistemática moderna, intersetorial e transparente.

Para tanto, o Ministério da Saúde, as agências, os hospitais, clínicas, farmácias, laboratórios devem estar em sintonia para que o sistema possa funcionar bem. Ou seja, o Estado tem que buscar estabelecer parcerias para ampliar o seu atendimento. Contudo, é necessário zelar pela fiscalização da utilização dos recursos, para que, assim, possamos evitar nocivos desvios para todo o desenvolvimento do bem-estar do brasileiro.

Diante disso tudo, o Podemos compreende que uma política de sáude e bem-estar precisa combater a mortalidade infantil, a mortalidade neonatal, ampliando as redes de vacinação e de saúde preventiva. É preciso aproximar a saúde pública do cidadão, fomentando, principalmente, a prática da sáude preventiva. Nesse sentido, é de extrema importância ampliar o incentivo à pesquisa para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos e desenvolver políticas voltadas para a saúde sexual e reprodutiva, incluindo estratégias de planejamento familiar.

Do mesmo modo, é fundamental que se estabeleçam programas de combate à epidemias, como, por exemplo, às doenças tropicais e a todas que poderiam ser evitadas com acesso a saneamento básico e água potável. Nesse sentido, o Podemos compreende ser urgente estabelecer programas de vigilância sanitária, com maior investimento financeiro e em recursos humanos.

Além disso, o Podemos tem como objetivo ampliar e fortalecer os instrumentos que fomentem a educação permanente na atenção primária à saúde. É necessário, inclusive, desenvolver estratégias que ampliem a promoção da alimentação adequada e saudável dos brasileiros e que possibilitem uma política de conscientização da importância de atividades físicas. Ao lado disso, o Podemos ressalta a importância de buscar desenvolver políticas que estruturem e fortaleçam os cuidados com o envelhecimento da população. O Brasil precisa lidar com as vulnerabilidades que assolam grande parte de sua população, que reside em áreas de infraestrutura precária, mas, ao mesmo tempo, precisa se atentar para o envelhecimento e aumento da expectativa de vida dos brasileiros.

Visando o bem-estar dos brasileiros, o Podemos entende, por fim, ser fundamental reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, como por exemplo, de drogas entorpecentes e do uso nocivo de álcool.