Quem disse que política precisa ser difícil?

É verdade, ela está sem moral, desgastada e mal vista. Mas até para se indignar é preciso conhecimento de causa. Falar que os políticos são todos iguais, que seu voto não faz diferença e que o povo nunca será politizado é tapar o sol com a peneira. Você não gosta de política? Temos uma má notícia; quem governa adora.

Quando foi a última vez que você tentou entender o que se passa no Brasil?

Esse país tão complexo e cheio de problemas, mas tão rico em potencial humano e natural, que muitas vezes não nos damos conta. Criticar é mais fácil, é fato, mas hoje convidamos você para uma rápida reflexão.

Uma pessoa perde em média cinco minutos do seu dia reclamando da política e dos políticos nas redes sociais. E se esse cinco minutos fossem gastos tentando entender o que é, de fato, política. Mais do que como ela funciona, como nós juntos, podemos transformá-la em algo mais justo e acessível.

Utopia? Não se começarmos pelo começo: o conhecimento. Agora, você pode aprender política de forma rápida e prática, onde quiser. Através de vídeos curtos, dinâmicos e interessantes que farão você ver a política com outros olhos. E, então, fazer algo real e transformador.

Vamos juntos?
Fundação Podemos
Política para todos

Missão

Atuar de forma significativa no desenvolvimento do Podemos e na promoção de seus ideais, ajudando a construir um país forte, soberano e justo, por meio do acesso a debates, estudos e formação de bons políticos.

Visão

Expandir a nossa atuação para todo país, capacitando o maior número possível de mandatários, candidatos, dirigentes e filiados, contribuindo com o crescimento sustentável do Podemos e na consolidação dos seus valores na sociedade durante a próxima década.

• Valorização da formação política
• Inovação
• Democracia
• Colaboração

Objetivos gerais

I. Posicionar a Fundação Podemos como uma organização confiável na formação de políticos reconhecidos pelas melhores práticas de transparência, participação e democracia direta;

II. Contribuir na construção de uma rede de militantes engajados na defesa e multiplicação dos ideais do Podemos, capazes de atuar de forma significativa na transformação da sua comunidade;

III. Formar uma militância partidária virtual ativa;

IV. Ser a Fundação com as melhores práticas digitais;

V. Oferecer conteúdo político e cursos de formação de qualidade, capazes de educar cidadãos e torná-los aptos a exercerem um olhar crítico sobre a política nacional e local;

VI. Capacitar candidatos para atuar em campanhas cada vez mais digitais;

VII. Construir um programa partidário moderno e que contemple os principais anseios da nossa sociedade;

VIII. Ser referência na produção ideológica a respeito das bandeiras do partido;

IX. Desenvolver novas práticas de transparência, participação e democracia direta.

Sem extremos, pela construção de uma sociedade justa

Um governo pelo povo e para o povo. Assim nos apresentaram o que seria uma democracia representativa. Todavia, tal ideia tem nos levado a caminhos distintos eleição após eleição, com representações majoritárias que impõem suas decisões e nos falam de um governo pela maioria.

Porém, ao olharmos com cautela, percebemos que tal situação concentra o poder político nas mãos de uma “pequena maioria” que atua em contraponto à pluralidade que compõe o povo brasileiro. Este modelo tende a sufocar pensamentos diferentes na sociedade a médio e longo prazos. Fica evidente que o equilíbrio e a discussão do bem comum vem se mostrando fator raro à política brasileira, orientadas por partidos que continuam a afastar o embate político da participação do povo.

Conheça nossas diretorias e as pessoas que atuam em cada uma delas:

Ricardo Camargo
Pietro Parronchi