fbpx
Fundação Podemos
/
/
Clipping Internacional (04/03 – 10/03)

Clipping Internacional (04/03 – 10/03)

Sábado, 4 de março de 2023

Ministro da Defesa russo visita front na Ucrânia, enquanto pressão aumenta em Bakhmut/O Globo (04.03)

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, fez uma rara visita ao front da guerra, enquanto os combates seguiam intensos pelo controle da cidade de Bakhmut, epicentro dos combates no Leste do país. Em nota, o Ministério da Defesa afirmou que Sergei Shoigu “inspecionou um posto de comando no front”, na “direção Donetsk-Sul”, sem especificar o local e a data da visita.

MP do Equador pede prisão domiciliar de ex-presidente Lenín Moreno por corrupção/Carta Capital (04.03)

O Ministério Público do Equador solicitou, na sexta-feira 3, a prisão domiciliar do ex-presidente Lenín Moreno, o qual acusa, junto a outras 36 pessoas, de corrupção por supostamente receber propina de uma empresa chinesa em troca de um contrato para construir a maior hidrelétrica do país.

Rússia é derrotada em batalha de tanques ao repetir erros/Folha (04.03)

Antes de seguir para a batalha em sua máquina de guerra salpicada de lama, um tanque T-64, a tripulação ucraniana de três homens realiza um ritual. O comandante, soldado Dmitro Hrebenok, reza o “Pai Nosso”. Então os homens andam ao redor do tanque, acariciando sua robusta armadura verde.

Morte de Chávez completa 10 anos com Maduro saindo de sua sombra/Folha (04.03)

Após dar três voltas ao redor da cabeça de Nicolás Maduro, o passarinho pousou na viga de madeira de uma pequena capela na cidade de Sabaneta, onde cresceu Hugo Chávez. “Cantou um pouquinho, deu uma volta, foi embora e eu senti o espírito dele”, contou o ditador da Venezuela.

Domingo, 5 de março de 2023

China aumenta gastos militares sob desconfiança dos EUA e vizinhos asiáticos/O Globo (05.03)

A China anunciou neste domingo um reforço do orçamento da defesa para 2023, num contexto de crescente desconfiança por parte dos seus vizinhos asiáticos, Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) devido ao seu crescente poderio militar. O aumento da despesa, o mais forte desde 2019, será de 7,2%, um ligeiro aumento face aos 7,1% do ano anterior, segundo um relatório do Ministério das Finanças publicado durante a sessão anual do Congresso Nacional do Povo (CNP, o Parlamento chinês).

Partido governista de centro-direita vence eleições gerais na Estônia/O Globo (05.03)

O Partido Reformista, da primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, venceu as eleições gerais neste domingo com 31,6% dos votos contra 16% da sigla de extrema-direita Ekre, após a apuração quase completa dos resultados.

ONU alcança acordo ‘histórico’ para preservação do alto-mar/Estado de Minas (05.03)

Os Estados-membros da ONU chegaram a um acordo neste sábado(4) para criar o primeiro tratado internacional para a preservação do-alto mar, destinado a combater as ameaças que pesam sobre os ecossistemas vitais para a humanidade.

Segunda-Feira, 6 de março de 2023

Afegãs divorciadas são obrigadas a retornar para ex-maridos abusivos/O Globo (06.03)

Aterrorizada durante anos por um ex-marido que quebrou todos os seus dentes, Marwa vive escondida com os oito filhos desde que os comandantes talibãs anularam seu divórcio e a obrigaram a retornar ao casamento.

Coreia do Sul indenizará explorados por Japão na 2ª Guerra/Poder360 (06.03)

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, anunciou nesta 2ª feira (6.mar.2023), um plano para indenizar as vítimas forçadas pelo Japão a trabalhar em fábricas e minas durante décadas de 1910 a 1945. A compensação dos valores será realizada por meio de uma fundação apoiada por empresas privadas sul-coreanas.  As informações foram publicadas pela agência de notícias japonesa NHK e a sul-coreana Yonhap News.

Bielorrússia. Líder da oposição condenada a 15 anos de prisão/RTP (06.03)

A líder da oposição da Bielorrússia foi condenada a 15 anos de prisão. Segundo o tribunal conspirou para derrubar o regime. Para além da líder, outros três dirigentes da oposição estão também a ser julgados à revelia. A opositora bielorrussa vive no exílio e diz não estar surpreendida e vai prosseguir com o seu trabalho fora do país.

Filho e irmão de Petro são investigados por suspeita de corrupção na Colômbia/Folha (06.03)

A Procuradoria-Geral da Colômbia está investigando o irmão e um dos filhos de Gustavo Petro por suspeita de corrupção. O órgão apura se eles se aproveitaram do parentesco com o então candidato à Presidência, em 2022, para receber dinheiro de empresários e narcotraficantes em troca de promessas de favores.

Terça-Feira, 7 de março de 2023

China faz duro ataque aos EUA e defende aliança com a Rússia/Folha (07.03)

Em raro e duro discurso em que citou nominalmente os EUA como adversário existencial, o líder Xi Jinping acusou Washington de liderar o Ocidente numa campanha de “contenção e supressão” da China.

França tem maior protesto contra reforma da Previdência, com 1,28 milhão de manifestantes/O Globo (07.03)

A França registrou, nesta terça–feira, os maiores protestos contra a reforma da Previdência, defendida pelo presidente Emmanuel Macron, com 1,28 milhão de manifestantes, segundo o Ministério do Interior. Também houve bloqueio de refinarias, viagens de trens canceladas, escolas fechadas e a ameaça de prorrogação das paralisações até a retirada do projeto de lei impopular.

DeSantis indica guerra cultural como prioridade em corrida pela Casa Branca/Folha (07.03)

Ron DeSantis, governador da Flórida e um dos mais cotados para candidato republicano à Casa Branca em 2024, sinalizou nesta terça (7), em discurso para o Legislativo estadual, aquele que deve ser o cerne de sua https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistração: o apoio a guerras culturais nos EUA.

Ação israelense deixa 6 palestinos mortos e 20 feridos/TV Brasil (07.03)

Na Cisjordânia, seis palestinos morreram e 20 ficaram feridos em operações das forças de Israel. Os ataques aconteceram nas cidades de Nablus e Ramallah. O exército de Israel confirmou que efetuou uma operação em conjunto com a polícia contra o quartel-general e uma oficina de fabricação de armas do novo movimento de combatentes palestinos, intitulado Cova dos Leões.

Reino Unido propõe lei que pode acabar com política de refugiados/Veja (07.03)

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, apresentará ao Parlamento nesta terça-feira, 7, uma nova lei destinada a barrar todos os imigrantes que entram no Reino Unido em pequenos barcos pelo Canal da Mancha. A regulamentação tem objetivo de impedir todas as chegadas ilegais ao país, independentemente de solicitação de asilo, proibindo ainda todas as pessoas de retornar ao território britânico.

Quarta-Feira, 8 de março de 2023

Câmara do Chile rejeita reforma tributária e impõe nova derrota a Boric/Folha (08.03)

A Câmara dos Deputados do Chile rejeitou nesta quarta-feira (8) a proposta de reforma tributária do presidente Gabriel Boric, em mais uma derrota do governo. A aprovação era peça-chave para financiar propostas caras ao seu eleitorado, como o aumento das aposentadorias.

Primeiros ex-guerrilheiros das Farc são acusados por recrutar menores na Colômbia/O Globo (08.03)

O tribunal de transição criado após o acordo de paz que desarmou as Farc em 2017, acusou formalmente e pela primeira vez, dez ex-integrantes da guerrilha na Colômbia por recrutar menores de idade durante o período guerrilheiro esteve em atividade.

Dia Internacional da Mulher: Retrocessos marcam a data em 2023/Extra (08.03)

Os direitos das mulheres estão regredindo no mundo, alertam as associações. Mas também há muitas mobilizações para combater as discriminações e violência de gênero.

Senado francês aprova elevar de 62 para 64 anos a idade mínima para aposentadoria/O Globo (08.03)

Para entrar em vigor, a iniciativa terá ainda de ser aprovada pelas duas Câmaras do Parlamento até 26 de março

Brasil muda posição sobre Nicarágua; entenda ‘cubanização’ do regime/O Globo (08.03)

O Brasil anunciou na terça-feira que irá acolher nicaraguenses com a cidadania cassada pelo regime de Daniel Ortega, demonstrando preocupação com as violações dos direitos humanos em um país que torna-se cada vez mais autocrático. O partido único é gradualmente implementado, há uma cruzada contra ONGs, a imprensa livre e a Igreja Católica — revezes que apontam para uma “cubanização” do país centro-americano, com a consolidação de um regime autoritário e controle estatal sob todos os aspectos da vida.

Quinta-Feira, 9 de março de 2023

Tribunal argentino afirma que Cristina Kirchner possui ‘vínculos corruptos’ com empresário/O Globo (09.03)

O tribunal que condenou a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, a seis anos de prisão e afastamento vitalício da vida pública publicou, nesta quinta-feira, os fundamentos da decisão. Segundo o documento, o governo Kirchner (2007-2015) e de seu marido e antecessor, Néstor Kirchner (2003-2007), mantiveram “vínculos promíscuos e corruptos” com o empresário Lázaro Báez, beneficiário de licitações milionárias por obras públicas em Santa Cruz, província da Patagônia e berço político da peronista

Colapso de mina de potássio na Espanha deixa 3 mortos, incluindo 2 estudantes/Folha (09.03)

Três pessoas morreram nesta quinta-feira (9) após o colapso de parte de uma mina de potássio no nordeste da Espanha. As mortes foram confirmadas pelo sindicato catalão de trabalhadores.

Biden apresenta proposta orçamentária para taxar mais ricos, mas deve ser barrado por republicanos/O Globo (09.03)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou, nesta quinta-feira, uma proposta de orçamento de US$ 6,8 trilhões (cerca de R$ 34,92 trilhões) que prevê uma série de novos reajustes nos impostos sobre bilionários, investidores ricos e grandes companhias. O plano é uma espécie de reprise do pacote lançado para recuperar a economia após a pandemia, mas tem pouca chance de passar no Congresso, particularmente agora que os republicanos — historicamente contrários ao aumento de tributação — controlam a Câmara.

Rússia faz um dos maiores ataques aéreos da Guerra da Ucrânia/Folha (09.03)

A Rússia de Vladimir Putin fez na madrugada desta quinta-feira (9) um dos maiores ataques aéreos desde que invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado. Ao menos 81 mísseis —seis deles modelos hipersônicos de última geração nunca disparados em tal quantidade— e drones foram lançados sobre 13 das 24 regiões do país.

Após pedido da ONU por fim da violência, Israel mata três palestinos na Cisjordânia/O Globo (09.03)

Três palestinos, incluindo dois combatentes da Jihad Islâmica, morreram nesta quinta-feira, no norte da Cisjordânia ocupada, em uma troca de tiros com as forças de segurança israelenses. O incidente aconteceu poucas horas antes da chegada a Israel do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e um dia após o pedido de um emissário da ONU para o fim imediato do “ciclo de violência” na região. O território palestino ocupado pelos rivais vizinhos desde 1967.

Justiça do Peru amplia prisão preventiva de Castillo para 3 anos/Folha (09.03)

A Justiça do Peru ampliou de 18 para 36 meses a prisão preventiva do ex-presidente peruano Pedro Castillo. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (9), recai sobre o político no âmbito das acusações segundo as quais ele liderava uma organização criminosa que atuou na estatal Petroperú e nos ministérios de Transporte, Habitação, Construção e Saneamento.

Sexta-Feira, 10 de março de 2023

Xi Jinping é eleito para um terceiro mandato inédito como presidente da China/O Globo (10.03)

Xi Jiping obteve, nesta sexta-feira, um inédito terceiro mandato presidencial na China, após uma votação do Parlamento do país, ratificando sua condição de líder mais poderoso em décadas. Candidato único à Presidência, o mandatário de 69 anos está à frente do país como chefe de Estado desde 2013.

China prevê R$ 1 tri em gastos com defesa em meio à tensão com EUA/Folha (10.03)

A China vai expandir seu orçamento com a defesa em 7,2% e prevê ¥ 1,55 trilhão (R$ 1,14 trilhão) de investimento em 2023 no setor. O valor foi incluído no relatório de trabalho do premiê Li Keqiang, que deixou o cargo neste ano.

Há um ano no poder, Boric vê sinais para esperança em meio à turbulência/O Globo (10.03)

A três dias de completar um ano de governo, o presidente do Chile, Gabriel Boric, sofreu um revés significativo na quarta-feira: a Câmara dos Deputados rechaçou o projeto de reforma tributária que buscava aumentar a arrecadação para financiar seus programas sociais e outros pilares de sua agenda. É o baque mais recente dos vários que marcaram o início do mandato, mas que coincide com sinais de que há luz no fim do túnel.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress