Destaques da Semana de 19/02 a 23/02

Segunda-feira – 19 de fevereiro

Lula chama embaixador do Brasil em Israel de volta para consultas.

Medida é uma resposta ao fato de o governo de Binyamin Netanyahu ter convocado o diplomata para uma reprimenda.

Bolsonaro diz ao Supremo que vai ficar em silêncio na PF.

Ex-presidente, intimado a depor na próxima quinta, 22, no inquérito que o investiga por suposto envolvimento em uma trama para golpe de Estado, alega que só depõe quando tiver acesso a ‘todos os elementos de prova’, inclusive conversas recuperadas nos celulares de seus aliados mais próximos, também alvos da Operação Tempus Veritatis.

País ficou caro antes de ficar rico e não há bala de prata para reduzir custo Brasil, diz Alckmin.

Vice-presidente defendeu ampliação do programa Reintegra, que prevê a devolução de créditos tributários a empresas exportadoras, até que os efeitos da reforma tributária comecem a ser sentidos.

Economia brasileira cresceu 3% no ano passado, aponta Monitor do PIB da FGV.

Resultado foi turbinado pelo salto de 15,8% no PIB agropecuário; País deve registrar crescimento da atividade econômica também em 2024, mas com menor fôlego, diz pesquisador.

Terça-feira – 20 de fevereiro

Tarcísio diz que professores de SP não têm melhor salário e melhor estrutura, mas têm ‘muito amor’.

Governador lançou programa para incentivar alfabetização na idade certa no Estado, mas reconheceu que professores não têm condições de trabalho ideais.

Saiba como foi a votação do projeto que barra a ‘saidinha’ de preso; dois senadores foram contra.

Senadores do PT ajudaram proposta relatada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a ser aprovada no Senado; placar foi de 62 votos a dois.

Líder do União minimiza pedido de impeachment contra Lula: ‘Factoide’

Líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), minimizou o pedido de impeachment ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela comparação das ações de Israel em Gaza ao Holocausto.

Quarta-feira – 21 de fevereiro

Ministra alemã sobre Lula: ‘Holocausto não pode ser comparado a nada’

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, está no Rio de Janeiro e comentou as declarações do presidente Lula (PT), que comparou a morte de palestinos em Gaza com o genocídio de judeus na Alemanha nazista.

Reoneração será enviada ao Congresso como PL em regime de urgência, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que acatou um pedido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que a reoneração da folha de pagamento e demais propostas já deliberadas pelo Congresso Nacional em 2023 fossem encaminhadas ao Congresso como projetos de lei em regime de urgência.

‘Nada abala minha relação com Lula’, diz Pacheco após pedir retratação de declaração sobre Israel.

Presidente do Senado afirma que ‘fala foi inadequada em relação à comparação da realidade de hoje com o nazismo’.

Quinta-feira – 22 de fevereiro

Alckmin chama Dino de ‘homem certo’ no 8/1 e fala em imparcialidade no STF

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que Flávio Dino foi o “homem certo no momento certo” para combater os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Dino foi empossado nesta quinta-feira (22) como novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

TRE do Paraná marca julgamento que pode cassar Moro para 1° de abril

O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, marcou para o dia 1° de abril o início do julgamento que pode cassar o mandato do senador Sergio Moro (União-PR).

AGU pede remoção de post de deputado do PL que associa Lula ao nazismo

A AGU (Advocacia-Geral da União) pediu ao X, antigo Twitter, a “imediata remoção” de uma postagem feita pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) que associa o presidente Lula (PT) ao nazismo.

Sexta-feira – 23 de fevereiro

Só 3 cidades têm mais gente que vive em apartamentos do que em casas no Brasil, diz IBGE.

Número de moradores em residências vem caindo, mas é ainda sete vezes maior; Distrito Federal tem a maior proporção de habitantes que moram em prédios e Piauí, a menor.

Falta sistema de esgoto adequado para 49 milhões de brasileiros, diz IBGE.

Além disso, cerca de 6 milhões de brasileiros não têm acesso adequado à água; Sudeste registra os melhores índices. Falhas de saneamento básico estão associadas à transmissão de doenças.

Sem coleta, 18,4 milhões de brasileiros queimam ou enterram lixo em casa, diz IBGE.

Coleta de resíduos sólidos vem aumentando nas últimas décadas, mas discrepâncias regionais persistem; Estado de São Paulo tem 99% de seus dejetos recolhidos.

A proporção de brasileiros com acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto cresceu de 52,8% em 2010 para 62,5% em 2022, mas 75,8 milhões de pessoas (37,5%) ainda vivem desconectadas do sistema.

Os dados sobre as características das casas brasileiras foram divulgados hoje pelo IBGE.

Como governo quer combater a fome na Terra Indígena Yanomami.

Ministério vai contratar empresa por R$ 185 milhões para levar, em aviões e helicópteros, cestas básicas às aldeias atingidas pela crise humanitária.