Destaques da Semana (27/11 – 03/12)

Neste clipping, reunimos as principais notícias nacionais da semana: Doria vence prévias do PSDB para disputar Presidência em 2022; sem novas questões no banco, MEC deixa covid de lado e outros temas atuais; Congresso aprova novas regras para o Orçamento Secreto; 2ª Turma do STF mantém foro de Flávio Bolsonaro e anula relatórios do Coaf; por 47 votos a 32, plenário do Senado aprova indicação de André Mendonça para ministro do STF; Senado aprova PEC dos Precatórios, que viabiliza Auxílio Brasil; e mais.

Sábado, 27 de novembro de 2021.

Doria vence prévias do PSDB para disputar Presidência em 2022/Folha (27.11)

O governador de São Paulo, João Doria, venceu, neste sábado (27), as prévias presidenciais do PSDB contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Ação contra garimpo no Rio Madeira apreende ao menos 20 balsas/Metrópoles (27.11)

Enviados especiais a Autazes (AM) – Ao menos 20 balsas foram apreendidas no Rio Madeira durante operação contra o garimpo ilegal feita pela Polícia Federal (PF), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Marinha e a Aeronáutica.

Domingo, 28 de novembro de 2021.

Sem novas questões no banco, MEC deixa covid de lado e outros temas atuais/UOL (28.11)

A falta de atualização do BNI (Banco Nacional de Itens), responsável pelas perguntas que formam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), deixou a edição de 2021 sem perguntas com temas atuais, como a pandemia e a vacinação. Professores avaliam que a escassez do banco tornou a prova mais conteudista também, cobrando um conhecimento prévio dos alunos, sem apresentar fórmulas ou muitos contextos.

Segunda-Feira, 29 de novembro de 2021.

6 coordenadores e 46 consultores da Capes, que avalia a pós-graduação no país, renunciam/G1 (29.11)

Um grupo de 6 coordenadores e 46 consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pediu renúncia coletiva de seus cargos nesta segunda-feira (29).

Barroso: Teste de segurança não identificou falhas graves às eleições/Poder360 (29.11)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Roberto Barroso, apresentou um balanço nesta 2ª feira (29.nov.2021) da 1ª etapa do TPS (Teste Público de Segurança) conduzido ao longo da semana passada nos mecanismos de proteção da urna eletrônica e do sistema do tribunal.

‘Orçamento secreto’: Congresso aprova novas regras; oposição ainda vê falta de transparência/G1 (29.11)

O Congresso aprovou nesta segunda-feira (29) um projeto de resolução que cria regras para execução das emendas de relator – conhecidas como “orçamento secreto” – e propõe a adoção de um limite de valor para essas emendas.

Terça-Feira, 30 de novembro de 2021.

Renda média do trabalhador recua há 4 trimestres e é a menor desde o final de 2012, aponta IBGE/G1 (30.11)

A renda média dos trabalhadores recuou 4% no 3º trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores para R$ 2.459, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após dois anos sem partido, Bolsonaro se filia ao PL, nona legenda da carreira política/G1 (30.11)

O presidente Jair Bolsonaro se filiou na manhã desta terça-feira (30) ao Partido Liberal. A cerimônia de filiação aconteceu na sede do partido em Brasília e contou com a presença do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e de integrantes do governo.

Comissão do Senado aprova PEC dos Precatórios; votação no plenário fica para esta quarta-feira/Estadão (30.11)

BRASÍLIA –  A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o relatório da proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios por 16 votos a 10. O texto segue agora para o plenário da Casa, que precisa votar o projeto em dois turnos para que seja aprovado.

‘Rachadinha’: 2ª Turma do STF mantém foro de Flávio Bolsonaro e anula relatórios do Coaf/G1 (30.11)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira (30), por 3 votos a 1, uma ação do Ministério Público do Rio e, portanto, manteve o foro privilegiado para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no caso das “rachadinhas”.

Quarta-Feira, 1º de dezembro de 2021.

Projeto das fake news que amplia obrigações de big techs avança na Câmara/Folha (01.12)

O grupo de trabalho na Câmara que analisa o projeto das fake news aprovou nesta quarta-feira (1°) o relatório do deputado Orlando Silva (PC do B-SP) com mudanças que amenizam trechos criticados no texto aprovado pelo Senado, como a rastreabilidade de mensagens e a identificação de usuários em caso de denúncias.

STJ anula condenações de Vaccari, Palocci e outros 11 réus da Lava Jato/UOL (01.12)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou hoje as condenações de pelo menos 13 réus da Operação Lava Jato em Curitiba (PR), e determinou a remessa do processo para a Justiça Eleitoral. A decisão do ministro Jesuíno Rissato beneficia diretamente o ex-tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores) João Vaccari Neto, o ex-ministro Antonio Palocci, e o ex-gerente da área internacional da Petrobras Renato Duque. O ministro atendeu um pedido da defesa de Vaccari Neto, que alegou existência de crimes de caixa dois eleitoral nos autos e que, portanto, teriam que ser julgados no âmbito eleitoral.

PGR arquiva investigações sobre ‘offshores’ de Guedes e Campos Neto/UOL (01.12)

A PGR (Procuradoria-Geral da República) arquivou hoje as investigações que apuravam eventuais irregularidades nas empresas offshore — que ficam em paraísos fiscais — do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Por 47 votos a 32, plenário do Senado aprova indicação de André Mendonça para ministro do STF/G1 (01.12)

O advogado, ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça foi aprovado nesta quarta-feira (1º) por 47 votos a 32 — em votação secreta — pelo plenário do Senado e será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição a Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.

Quinta-Feira, 2 de dezembro de 2021.

Auxílio Brasil: Senado aprova MP que cria sucessor do Bolsa Família e volta a permitir fila/Estadão (02.12)

BRASÍLIA – O Senado aprovou nesta quinta-feira, 2, a medida provisória que cria o Auxílio Brasil com uma alteração que, na prática, volta a permitir que famílias fiquem na fila de espera do programa de transferência de renda, mesmo que cumpram os requisitos para receber o benefício. Isso porque o Senado voltou a atrelar o fim da fila à disponibilidade de recursos no Orçamento, assim como era no Bolsa Família.

PGR abriu seis apurações preliminares envolvendo Bolsonaro com base em relatório da CPI da Covid/O Globo (02.12)

BRASÍLIA — Com base no relatório final produzido pela CPI da Covid, a Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um conjunto de seis novas investigações preliminares envolvendo  o presidente Jair Bolsonaro junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e também ministros do governo e parlamentares. Os procedimentos estão sob sigilo, a pedido da PGR. No total, foram apresentadas dez petições ao STF na semana passada. Esses documentos relacionam 12 autoridades com foro privilegiado no STF — algumas delas aparecem em mais de um processo.

PIB recua 0,1% no 3º trimestre e Brasil entra em recessão técnica/Estadão (02.12)

RIO – A economia brasileira seguiu estagnada na passagem do segundo para o terceiro trimestre. Mesmo com a normalização de algumas atividades, a inflação pressionada e o mercado de trabalho ainda difícil impediram um impulso mais forte da demanda, enquanto a estiagem derrubou o desempenho da agropecuária e desequilíbrios provocados pela pandemia ainda atrapalham a indústria.

Senado aprova PEC dos Precatórios, que viabiliza Auxílio Brasil; texto volta para a Câmara/G1 (02.12)

O Senado aprovou nesta quinta-feira (2) a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC dos Precatórios, principal aposta do governo para bancar o programa social Auxílio Brasil.

Sexta-Feira, 03 de dezembro de 2021.

Mesmo com auxílio emergencial, 1 em cada 4 brasileiros viveu abaixo da linha de pobreza em 2020/Estadão (03.12)

RIO – O pagamento do auxílio emergencial evitou, mesmo que apenas momentaneamente, um agravamento da miséria no Paísem 2020, em meio ao choque provocado pela pandemia de covid-19. Apesar da injeção bilionária de recursos extraordinários, praticamente um em cada quatro brasileiros ainda viveu abaixo da linha de pobreza no ano passado, quase 51 milhões de pessoas, segundo os dados da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 3.

Pretos e pardos com curso universitário ganham 31% menos do que brancos, diz IBGE/Folha (03.12)

Pretos e pardos têm renda média do trabalho menor do que brancos mesmo com níveis de escolaridade iguais no Brasil. A conclusão é da Síntese de Indicadores Sociais de 2020, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).