fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (13/11 – 19/11)

Destaques da Semana (13/11 – 19/11)

Neste clipping, reunimos as principais notícias nacionais da semana: MPF pede fim de veto de Mário Frias a passaporte da vacina; crianças yanomami sofrem com desnutrição e falta de atendimento médico; apenas 26% das crianças no Brasil têm café, almoço e jantar diários, diz TV; Bolsonaro diz que dará reajuste a servidores se PEC dos precatórios for aprovada; em intervenção inédita, gestão Bolsonaro faz seleção de questões do Enem; Senado aprova projeto que classifica injúria racial como crime de racismo; e mais.

Sábado, 13 de novembro de 2021.

MPF pede fim de veto de Mário Frias a passaporte da vacina/DW (13.11)

O Ministério Público Federal (MPF) recorreu nesta sexta-feira (12/11) à Justiça para que a exigência do passaporte sanitário seja permitida em eventos culturais financiados pela Lei Rouanet.

Ato contra Bolsonaro no 15 de novembro fracassa, e oposição vê desmobilização das ruas/Folha (13.11)

Sem a ampliação ideológica nos bastidores e com a perda de fôlego dos participantes, a oposição a Jair Bolsonaro desistiu de sair às ruas contra o presidente no feriado da Proclamação da República, na próxima segunda-feira (15), e começou a admitir o fim do ciclo de grandes marchas.

Domingo, 14 de novembro de 2021.

Crianças yanomami sofrem com desnutrição e falta de atendimento médico/Fantástico (14.11)

Crianças doentes, desnutridas e sem atendimento médico. O Fantástico passou duas semanas dentro da terra Yanomami, a maior reserva indígena do Brasil, e constatou um cenário desolador.

Segunda-Feira, 15 de novembro de 2021.

Apenas 26% das crianças no Brasil têm café, almoço e jantar diários, diz TV/UOL (15.11)

“Apenas 26% das crianças de 2 a 9 anos têm café da manhã, almoço e jantar todos os dias no Brasil, segundo o Jornal Hoje, da TV Globo, com base em dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação.”

Terça-Feira, 16 de novembro de 2021.

Bolsonaro diz que dará reajuste a servidores se PEC dos precatórios for aprovada/Estadão (16.11)

DUBAI – O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, 16, que vai dar reajuste em ano eleitoral a todos os servidores públicos federais caso o Senado aprove a PEC dos precatórios. Ele não explicou de quanto será o aumento nem que fatia exata dos recursos será destinada aos funcionalismo.

Oposição na Câmara quer afastamento do presidente do Inep/G1 (16.11)

Parlamentares da oposição na Câmara dos Deputados anunciaram nesta terça-feira (16) uma série de medidas em reação às denúncias de servidores de interferência do governo na elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre elas, pedir o afastamento do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas.

Ministério da Saúde anuncia dose de reforço contra a covid a todos com mais de 18 anos/Estadão (16.11)

BRASÍLIA – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta terça-feira, 16, que o governo vai aplicar uma dose de reforço da vacina de covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A aplicação será para quem tomou a segunda dose há mais de cinco meses. Segundo Queiroga, há “doses de vacinas suficientes” para abastecer as 38 mil unidades básicas de saúde do País.

Quarta-Feira, 17 de novembro de 2021.

CCJ da Câmara aprova prorrogação da desoneração da folha por dois anos/Valor Econômico (17.11)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que prorroga a política de desoneração da folha de pagamentos dos 17 setores que mais empregam no país. A tramitação da proposta é terminativa, o que significa que, se não houver recurso em um prazo de cinco sessões do plenário, o projeto será considerado aprovado e encaminhado ao Senado para votação.

Dinheiro perdido com paraísos fiscais garantiria reajuste de 20% do Bolsa Família/Carta Capital (17.11)

O dinheiro perdido de arrecadação de impostos de multinacionais e milionários que recorrem a paraísos fiscais seria suficiente para financiar o Auxílio Brasil, programa que do governo federal que substitui o Bolsa Família.

Governo prepara parecer aos EUA contra extradição de Allan dos Santos/Metrópoles (17.11)

O Ministério da Justiça prepara uma parecer com uma posição oficial do governo brasileiro contra a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, determinada em 21 de outubro deste ano pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em intervenção inédita, gestão Bolsonaro faz seleção de questões do Enem/Estadão (17.11)

O governo Jair Bolsonaro tem usado diversas estratégias, como a impressão prévia de provas e a análise do banco de questões por comitês externos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), para tentar controlar o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Servidores que pediram exoneração do órgão federal falam em pressão para trocar questões e o Estadão apurou que já houve supressão de itens “sensíveis” na prova que será aplicada nos dias 21 e 28 de novembro.

Quinta-Feira, 18 de novembro de 2021.

Inpe: Desmatamento na Amazônia cresce 21,97% em 2021; maior índice desde 2006/Gazeta do Povo (18.11)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quinta-feira (18) que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB) atingiu 13.235 km² no período de 01 agosto de 2020 a 31 julho de 2021. O índice apurado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) representa um aumento de 21,97% em relação à taxa de desmatamento do período anterior.

Bolsonaro ainda não tem votos no Senado para colocar de pé Auxílio Brasil/El País (18.11)

O Governo Jair Bolsonaro corre contra o tempo para conseguir a aprovação da PEC dos Precatórios no Senado, onde tem se deparado com frequentes perdas de apoio. O líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi escolhido como o relator da proposta para tentar costurar um acordo com seus colegas, na tentativa de amenizar o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados. Apelidada de PEC do Calote, a proposta prevê o não pagamento imediato de parte das dívidas judiciais do Executivo e a destinação de parte desses recursos para o Auxílio Brasil, o programa assistencialista eleitoreiro criado para substituir o Bolsa Família e dar sobrevida a Bolsonaro nas urnas em 2022.

MAFALDA É REPROVADA NO ENEM/Revista Piauí (18.11)

Mafalda, personagem de quadrinhos criada pelo cartunista argentino Quino, é um sucesso conhecido no mundo inteiro e traduzido em mais de 20 países. Em conversas com a mãe, com o pai e com os amigos de escola, a menina expressa seu inconformismo diante do mundo. Numa dessas tirinhas, publicada originalmente cinquenta anos atrás, Mafalda, prestes a entrar para o jardim de infância, nota que sua mãe está apreensiva com a nova fase na vida da filha. Por isso, Mafalda tenta tranquilizá-la: “Sabe, mamãe, eu quero ir para o jardim de infância e estudar bastante. Assim, mais tarde não vou ser uma mulher frustrada e medíocre como você!” A mãe fica desolada e Mafalda sai andando, feliz. “É tão bom confortar a mãe da gente!”

Senado aprova projeto que classifica injúria racial como crime de racismo/O Globo (18.11)

BRASÍLIA — O Senado aprovou por unanimidade um projeto de lei que classifica injúria racial como crime de racismo. A proposta também estabelece pena mais rigorosa para esse tipo de delito. Agora, o PL segue para análise da Câmara dos Deputados.

STF derruba decisões judiciais que impuseram descontos em mensalidades de universidades durante pandemia/O Globo (18.11)

BRASÍLIA — O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou nesta quinta-feira que são inconstitucionais as decisões da Justiça que impuseram às universidades particulares e instituições de ensino superior a concessão de descontos lineares nas mensalidades dos contratos educacionais em razão da pandemia de Covid-19 e no efeito da transposição de aulas presenciais para ambientes virtuais — sem avaliar, em cada caso, as peculiaridades dos efeitos da crise para cada uma das situações analisadas.

Sexta-Feira, 19 de novembro de 2021.

Percentual de brasileiros com renda do trabalho cai ao menor nível em quase 10 anos/Folha (19.11)

Sob efeito da crise gerada pela Covid-19, o percentual de brasileiros com renda do trabalho caiu em 2020 para o menor nível de uma série histórica iniciada em 2012.

PF pede ao STF inquérito sobre envolvimento de parlamentares em desvios no orçamento secreto/O Globo (19.11)

BRASÍLIA — A Polícia Federal pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abrir um inquérito para apurar o envolvimento de parlamentares em desvios de verbas através das emendas de relator, no chamado “orçamento secreto”. O pedido foi encaminhado à ministra Rosa Weber.

Pretos e pardos são 66% dos 8,1 milhões que ficaram sem renda do trabalho em 2020/UOL (19.11)

Ao atingir em cheio o mercado de trabalho, a covid-19 afetou sobretudo as pessoas de pele preta e parda. Sob o choque da pandemia, 8,064 milhões de brasileiros deixaram de ter renda proveniente do mercado do trabalho em 2020, indicando que, na média do ano e já considerando as recolocações em meio à recuperação da economia no segundo semestre, esse contingente perdeu o emprego, incluindo formais e informais. Nesse grupo, 66% dos trabalhadores declaram ter a pele de cor preta ou parda.

TCU abre processo para investigar irregularidades no Enem e interferência no Inep/Folha (19.11)

O TCU (Tribunal de Contas da União) abriu um processo para investigar supostas irregularidades na organização do Enem em 2021; fragilidade técnica e https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativa na preparação das provas; e interferências na gestão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress