fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (05/06 – 11/06)
Imagem Destacada Reforma Tributaria

Destaques da Semana (05/06 – 11/06)

O clipping desta semana reúne as principais notícias nacionais e internacionais: as eleições do Peru; o risco da democracia no Brasil; o aumento de feminicídios no Brasil; a inflação e a desigualdade no país; atualizações sobre a investigação da Polícia Federal sobre os atos antidemocráticos; a iniciativa ideológica da Fundação Palmares; a morte de Kathlen Romeu, jovem, negra e grávida, por bala perdida no Rio de Janeiro; e mais.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Para conferir as principais notícias sobre a CPI da Pandemia, clique aqui.

“Bolsonaro é um candidato fortíssimo e as instituições estão em colapso”, alerta Marcos Nobre/Marco Zero (06.06)

Para aqueles que acham que o presidente Jair Bolsonaro está enfraquecido e chegará cambaleante à eleição presidencial de 2022, uma conversa com o cientista social e professor da Unicamp Marcos Nobre serve como um choque de realidade. Para Nobre, o apoio a Bolsonaro só deve crescer daqui até a disputa eleitoral com a ampliação da vacinação e a melhora gradual da economia.

Brasil registra 1.338 feminicídios na pandemia, com forte alta no Norte e no Centro-Oeste/Folha (06.06)

“O Brasil registrou oficialmente em 2020 a morte de 1.338 mulheres por sua condição de gênero, assassinatos praticados em sua maioria por companheiros, ex-companheiros ou pretensos companheiros, como o que na última quarta-feira (2) matou a facadas a estudante de enfermagem Vitórya Melissa Mota, 22, na praça de alimentação de um shopping center de Niterói (RJ).

Leia mais de mil páginas da investigação sobre atos antidemocráticos que opõe PF e PGR/Estadão (07.06)

Desde abril do ano passado, quando manifestações defendendo a volta da ditadura militar, intervenção das Forças Armadas e atacando instituições democráticas marcaram as comemorações pelo Dia do Exército em diferentes cidades do País, a Polícia Federal passou a investigar a organização, divulgação e financiamento desses atos antidemocráticos. A apuração atingiu apoiadores do governo e parlamentares bolsonaristas, que chegaram a ter os sigilos quebrados por determinação do Supremo Tribunal Federal.

Terra arrasada no Peru/Opinião Folha (07.06)

O Peru cristaliza a crise dos sistemas políticos na América Latina. Os últimos cinco anos viram desfilar quatro presidentes. Alguns, como Manuel Merino, não duraram mais do que quatro dias. Outros têm uma legitimidade meramente tecnocrática, como o atual mandatário Francisco Sagati.

Governo restringe concessão de anistia às vítimas da ditadura e atinge pedido de Dilma/O Globo (07.06)

“BRASÍLIA — A Comissão de Anistia do governo Bolsonaro decidiu restringir ainda mais a concessão da condição de anistiado político para perseguidos na ditadura.  Em novo entendimento, a comissão passou a considerar que quem já recebeu indenização e outros benefícios por conta da perseguição política de governos estaduais não terá direito de receber a anistia do governo federal. Os casos que se enquadrarem nessa situação serão excluídas da pauta da Comissão de Anistia.  A decisão dificulta a aprovação do requerimento da ex-presidente Dilma Rousseff, que foi perseguida, presa e torturada na ditadura. Seu pedido foi apresentado em 2002, não foi apreciado durante governos do PT e segue sem julgamento. Dilma já recebeu reparações de três comissões: Rio Grande do Sul, Rio e São Paulo. E doou os valores.

Entre a euforia e a fome/Opinião Estadão (07.06)

Com menos carne no prato e mais lucros na bolsa de valores, o tema dos “dois brasis” ganha uma versão atualizada. Já não se trata apenas da diferença entre regiões mais e menos desenvolvidas, mas do contraste agora acentuado entre duas populações, uma ainda bafejada pelos ventos da prosperidade e outra condenada a batalhar, no dia a dia, por uma sobrevivência muito difícil. Diante de recordes seguidos no mercado de ações, especialistas preveem o Ibovespa em 145 mil pontos até o fim do ano, com elevação de 22% em 12 meses. Enquanto isso, milhões dependem de campanhas de solidariedade para escapar da fome, embora as feiras e supermercados tenham comida mais que suficiente para alimentar todos os brasileiros.

Exército impõe 100 anos de sigilo para processo https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativo de Pazuello/O Globo (07.06)

BRASÍLIA — O Exército negou acesso ao processo https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativo, já arquivado, sobre a participação do general Eduardo Pazuello em ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro no final de maio no Rio de Janeiro. Em resposta a pedido formulado pelo GLOBO, o Exército respondeu que o processo contém informações pessoais e citou o dispositivo da Lei de Acesso à Informação (LAI) que garante, nessas situações, o sigilo por 100 anos. A decisão ignora entendimentos já firmados pela Controladoria Geral da União (CGU).

Rosa Weber manda PGR avaliar se Bolsonaro cometeu crime de genocídio/UOL (07.06)

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a PGR (Procuradoria Geral da República) avalie se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu os crimes de genocídio e charlatanismo, entre outros, na pandemia do novo coronavírus.

Perfis de apoio a atos antidemocráticos foram operados por filho e apoiadores de Bolsonaro/Valor Econômico (07.06)

Relatório da Polícia Federal (PF) apontou que os perfis removidos do Facebook e do Instagram por incentivar atos antidemocráticos foram operados por assessores diretos do presidente Jair Bolsonaro, por seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PSL-SP), e por deputados estaduais bolsonaristas.

Exclusivo: Congressistas dos EUA pedem que governo Biden explique como foi cooperação entre americanos e Lava Jato/BBC (07.06)

“Um grupo de 20 congressistas americanos enviou nesta segunda-feira (07/06) uma carta ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ, na sigla em inglês) em que pede que o país torne públicas informações sobre como os órgãos de investigação dos EUA cooperaram com a Operação Lava Jato, no Brasil.

Litoral norte paulista e a ameaça de ‘passar a boiada’/Opinião Folha (07.06)

O maciço da serra do Mar (SP), à medida que se estende do sul para o norte, vai se aproximando da costa. E é em São Sebastião que a planície marinha vai ficando mais estreita, inclusive com longo trecho alcantilado.

Guedes planeja contra-ataque à Argentina no Mercosul para avançar com abertura comercial/O Globo (07.06)

RIO E BRASÍLIA — A tentativa do Brasil de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul e avançar com a agenda de abertura comercial do ministro da Economia, Paulo Guedes, esbarra na resistência da Argentina. Mas o governo brasileiro quer ir adiante em sua proposta de reduzir a TEC em 10% agora e em outros 10% no fim do ano.

Comissão da Câmara aprova plantio de maconha; texto deve ir a plenário/Poder 360 (08.04)

O projeto de lei que regulamenta uso medicinal, industrial, plantio, entre outras atividades, envolvendo a Cannabis foi aprovado na comissão especial da Câmara. Cannabis é o nome científico do tipo de planta popularmente conhecido como maconha.

Ex-funcionário do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos contratou faixas pedindo ‘intervenção militar com Bolsonaro no poder’/Estadão (08.04)

Apontado como autor do foguetório contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), o engenheiro eletricista e ex-funcionário terceirizado do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Renan da Silva Sena, foi identificado pela Polícia Federal como intermediário da locação do carro de som usado na manifestação que defendeu a volta da ditadura militar, intervenção das Forças Armadas e atacou instituições democráticas no Dia do Exército do ano passado em Brasília. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a discursar a apoiadores em cima do caminhão.

Guedes diz que governo renovará auxílio emergencial ‘por dois ou três meses’/G1 (08.04)

“O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta terça-feira (8) que o governo vai estender o pagamento do auxílio emergencial por mais dois ou três meses, até que, segundo ele, toda população adulta esteja vacinada no país.

Investigado em rachadinha é braço do ‘gabinete do ódio’ na equipe de Flávio/UOL (08.04)

“A Polícia Federal identificou seis contas ocultas em redes sociais que eram operadas por Fernando Nascimento Pessoa, assessor do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). Pessoa é assessor do filho mais velho do presidente desde maio 2014 e é investigado no caso da rachadinha no antigo gabinete de Flávio na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).”

‘Não dá mais para simplesmente cumprir as decisões’, diz líder do governo em crítica ao Judiciário/O Globo (08.06)

BRASÍLIA — Líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR) criticou nesta terça-feira decisões judiciais que, na visão dele, tocam áreas de atuação que são do Congresso Nacional e do Planalto. Segundo o parlamentar, chegará o momento em que as determinações deixarão de ser cumpridas.

Parlamento israelense votará no domingo se aprova coalizão para tirar Netanyahu do poder/O Globo (08.04)

TEL AVIV — O futuro político do premier de Israel, Benjamin Netanyahu, será decidido no domingo, quando o Parlamento do país, a Knesset, votará se aprova ou não a coalizão formada por oito partidos de oposição na semana passada. Se não houver surpresas, será a primeira troca no comando do país desde 2009, quando o atual primeiro-ministro chegou ao poder.

Governo autoriza uso da Força Nacional para conter ataques em Manaus/Folha (08.04)

“Após duas noites de ataques incendiários em Manaus, o governo federal autorizou o apoio da Força Nacional de Segurança para conter a onda de violência na cidade. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Estudo prevê mais desigualdade e polarização nos países com acordo UE-Mercosul/BBC (08.04)

“Celebrado dois anos atrás como um dos maiores acordos comerciais da história e como um trunfo do governo de Jair Bolsonaro, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pode, segundo um relatório recém-divulgado, deixar as economias brasileira e dos demais países ainda menos produtivas, mais desiguais e mais vulneráveis.

Cresce a repressão na Nicarágua, onde a democracia está por um fio/Folha (08.06)

Candidatos oposicionistas foram detidos. Protestos foram proibidos. E partidos políticos foram cassados.

Disputa entre PF e Procuradoria fragilizou investigações no inquérito dos atos antidemocráticos/Folha (08.06)

“Visto no STF (Supremo Tribunal Federal) como importante instrumento para conter a ofensiva de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que atacam as instituições, o inquérito dos atos antidemocráticos encontrou indícios contra nomes influentes na militância bolsonarista, como o blogueiro Allan dos Santos e o empresário Otávio Fakhoury.

Brasil receberá vacina da Janssen com prazo de validade até 27 de junho/G1 (08.06)

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, informou que os 3 milhões de doses da vacina da Janssen que devem chegar ao Brasil na semana que vem têm prazo de validade até 27 de junho. Como o imunizante é importado, o país terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses.

Polícia da Colômbia executou e abusou sexualmente de manifestantes, diz ONG Human Rights Watch/Folha (09.06)

“Relatório divulgado nesta quarta-feira (9) pela organização independente Human Rights Watch (HRW) considera que a polícia colombiana tem agido de forma abusiva na repressão às manifestações no país, “em sua maioria pacíficas”, que começaram no último dia 28 de abril —desde então, diversas entidades sindicais, jovens estudantes e civis sem filiação partidária ocupam as ruas de diversas cidades.

Multinacionais na mira do fisco global/Estadão (09.06)

“No último fim de semana, os países do G7 chegaram a um acordo histórico para introduzir mudanças na taxação das multinacionais. A ideia acertada por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá é de fazer as grandes empresas contribuírem mais, cerceando a prática de “planejamento tributário” baseada em bandear lucros e despesas de lá para cá entre diferentes jurisdições nacionais.

STJ reestabelece condenações de policiais do massacre do Carandiru/Folha (09.06)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) reestabeleceu as condenações dos policiais que atuaram no masssacre do Carandiru, em que cem presos foram mortos em 1988.

Sachsida admite preocupação com a inflação após dados do IPCA/Valor Econômico (09.06)

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse que a inflação ‘é sim uma preocupação’ e reforça a necessidade de consolidação fiscal.

No 2º turno, vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai 7 pontos/Poder 360 (09.06)

O ex-presidente Lula venceria Jair Bolsonaro no 2º turno se as eleições fossem agora, segundo pesquisa PoderData realizada nesta semana (7-9.jun.2021). A vantagem, no entanto, mostra tendência de queda.

Cúpula do Exército apoia ‘PEC do Pazuello’ para barrar militar da ativa no governo/Folha (09.06)

Em discussão na Câmara dos Deputados, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que visa barrar a presença de militares da ativa em cargos na https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistração pública tem apoio majoritário no Alto-Comando do Exército.

Governo diz que MP da privatização da Eletrobrás aprovada por deputados reduz tarifas em 6,34%/Estadão (09.06)

“BRASÍLIA – O Ministério de Minas e Energia calcula que as medidas aprovadas pelos deputados na Medida Provisória (MP) da privatização da Eletrobrás podem reduzir as tarifas em 6,34%. O efeito seria nos valores pagos pelos consumidores atendidos pelas distribuidoras de energia, que inclui os residenciais. De acordo com a pasta, em outros cenários de análise das propostas, a redução tarifária pode ficar entre 5,10%, em um cenário conservador, ou em até 7,36%, em um cenário arrojado.

MPF denuncia assessor especial da Presidência Filipe Martins por crime de racismo/O Globo (09.06)

BRASÍLIA — O Ministério Público Federal apresentou denúncia à Justiça Federal contra o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, por racismo, com pena prevista de reclusão de dois a cinco anos e multa.

PGR cobra informações do governo Bolsonaro sobre orçamento secreto/Estadão (09.06)

Brasília – A Procuradoria-Geral da República (PGR) requisitou a seis ministérios do governo de Jair Bolsonaro informações a respeito do chamado “tratoraço”. Em busca de dados sobre o esquema do orçamento secreto montado pelo Palácio do Planalto para obter apoio político no Congresso, o órgão solicitou também ao Tribunal de Contas da União (TCU) que compartilhe documentos das apurações internas em andamento na corte.

Quinze grávidas estão entre as 715 mulheres baleadas no Rio, aponta levantamento do Fogo Cruzado/O Globo (09.06)

RIO — Um levantamento feito pela plataforma Fogo Cruzado apontou que entre as mulheres baleadas no estado do Rio de Janeiro — número que soma 715 casos registrados desde 2017 — ao menos 15 delas estavam grávidas. Os dados ainda apontam que dessas, oito morreram e apenas um bebê pôde ser salvo.

Anvisa autoriza testes clínicos em humanos da vacina ButanVac/UOL (09.06)

“A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou hoje que deu o aval para o início dos testes clínicos em humanos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, a ButanVac. O imunizante promete ser o primeiro do tipo com produção 100% nacional.”

Promotor da Lava Jato peruana pede prisão preventiva de Keiko/Estadão (10.06)

“LIMA – Um procurador da equipe especial da Lava Jato peruana pediu nesta quinta-feira, 10, a prisão preventiva da candidata Keiko Fujimori, por ter se reunido indevidamente com uma testemunha do caso Odebrecht, enquanto o resultado da eleição presidencial de domingo continua em aberto.”

Salários encolhem com reajustes baixos e inflação disparada/Folha (10.06)

Em abril, pelo quarto mês seguido, mais da metade das negociações fechadas com empresas resultaram em reajustes menores do que a inflação acumulada em um ano, segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), e do Salariômetro, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Convenção do Patriota que aprovou filiação de Bolsonaro pode ser anulada/Estadão (10.06)

A briga no Patriota ganhou mais um capítulo e virou uma crise política que bate à porta do Palácio do Planalto. Nesta quinta-feira, 10, o Cartório do Primeiro Ofício de Notas do Distrito Federal abriu caminho para anular a polêmica convenção do partido, realizada no último dia 31. O Patriota é a legenda com a qual o presidente Jair Bolsonaro negocia a filiação para abrigar sua candidatura ao segundo mandato, em 2022.

Embaixador dos EUA no Brasil anuncia aposentadoria e abre espaço para nova indicação de Biden/Folha (10.06)

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, anunciou nesta quinta-feira (10) que vai se aposentar e que deixará a chefia da representação diplomática em Brasília daqui a 30 dias.

Moraes manda Daniel Silveira pagar R$ 100 mil por violações em tornozeleira/Carta Capital (10.06)

“O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um novo inquérito que atinge o deputado federal Daniel Silveira (PSL-SP), desta vez por violações ao monitoramento por tornozeleira eletrônica. A Polícia Federal vai investigar se ele cometeu o crime de desobediência à decisão judicial.”

Quando Bolsonaro cair, população negra deixará de ser massacrada ou não?/Opinião Folha (10.06)

“Como já escrevi várias vezes nesta coluna e denunciei em veículos internacionais, o governo Bolsonaro representa desmonte de políticas públicas, maior repressão para os movimentos sociais, perseguição aos povos indígenas, omissão e negligência em relação ao combate à pandemia, entre tantos absurdos.

Brasil fica fora da lista de países que receberão 500 milhões de vacinas doadas por EUA/Estadão (10.06)

Os EUA confirmaram oficialmente nesta quinta-feira, 10, que comprarão 500 milhões de doses de vacinas da Pfizer contra o coronavírus para doação e divulgaram a lista dos países que irão receber os imunizantes. São 92 nações de baixa renda e da União Africana. O Brasil não está entre os países que receberão as doses.

Eleição peruana, indefinida, leva a democracia ao seu limite, dizem analistas/Estadão (11.06)

LIMA – O Peru passou por um ano de profunda turbulência: teve três presidentes, sofreu uma das maiores taxas de mortalidade por coronavírus do mundo e viu sua economia encolher mais do que qualquer outra na região sob o peso da pandemia. Muitos no país esperavam, contra todas as probabilidades, que a eleição presidencial do último domingo oferecesse um novo começo. Em vez disso, quase uma semana após a votação, o Peru é novamente dominado pela incerteza.

Contra as mães e contra a vida/Opinião Folha (11.06)

Nas livrarias deste país haverá ao menos alguma prateleira com livros que tratam da ‘crise da democracia’ […] Sobre esse tema, as interpretações são de todos os tipos e para todos os gostos: de abordagens mais historicistas às mais sociológicas; de obras ancoradas em uma visão liberal e saudosa de um suposto paraíso perdido a outras, que reputo mais sofisticadas, que veem o processo de esvaziamento da democracia como uma dimensão da crise do capitalismo.

Golpe em doses homeopáticas/Opinião Estadão (11.06)

“Quase todos os o recentes livros que tratam da ameaça à democracia nos últimos anos ressaltam que o golpe já não funciona como antigamente. Não mais pronunciamentos militares e velhos tanques desfilando pelas ruas empoeiradas. Os autores desses livros dizem que a democracia é golpeada por dentro e as instituições vão tombando progressivamente, de forma que quando as pessoas se dão conta o regime autoritário já se instalou no país.”

Fundação Palmares faz cruzada ideológica e deve excluir metade do seu acervo/Folha (11.06)

A Fundação Cultural Palmares publicou um relatório intitulado “Retrato do Acervo: A Doutrinação Marxista” na manhã desta sexta (11).

Vacinas e clima dominam reunião do G-7, primeiro encontro presencial desde o início da pandemia/Estadão (11.06)

Do clima à pandemia, os líderes do G-7 buscarão respostas comuns para as crises mundiais, nesta sexta-feira, 11, em sua primeira reunião de cúpula em quase dois anos, começando pela distribuição de um bilhão de doses de vacinas contra a covid-19.

PGR se manifesta contra o afastamento e a prisão de Ricardo Salles/Carta Capital (11.06)

“Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) disse ser contra um pedido para afastar do cargo e prender o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por obstrução de Justiça na Operação Akuanduba, que fez buscas contra ele.”

Desmatamento subiu 14% em 2020 e governo multou só 5% dos casos, diz estudo/UOL (11.06)

“Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (11) pelo projeto MapBiomas Alertas mostra que o desmatamento aumentou 13,6% em 2020, na comparação com 2019, nos seis biomas brasileiros, mas a resposta do governo federal foi “baixíssima”. Apenas “2% dos alertas e 5% da área desmatada entre 2019 e 2020 sofreram multas ou embargos pelo Ibama”, aponta a publicação, que analisou 74,2 mil alertas de desmatamento em todo o país.”

Militares voltarão a atuar na Amazônia para tentar conter desmatamento/Folha (11.06)

O vice-presidente Hamilton Mourão anunciou nesta sexta-feira (11) que os militares voltarão a atuar na Amazônia a partir da próxima semana para tentar conter o avanço do desmatamento na região.

Brasil é eleito e ocupará vaga temporária no Conselho de Segurança da ONU após 10 anos/Estadão (11.06)

“WASHINGTON – O Brasil foi eleito nesta sexta-feira, 11, para uma das vagas rotativas do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). É a 11ª  vez que o País vai ocupar um mandato de dois anos em uma das cadeiras temporárias, a primeira sob o governo do presidente Jair Bolsonaro.”

https://open.spotify.com/episode/68Q7p0gRZFUawkPcp4ftrK?si=KGnBOMXWSBOfrP0pIVn-3w&dl_branch=1

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress