Clipping Internacional de 19/02 a 23/02
Campo de refugiados em Rafah, no sul da Faixa de Gaza

Clipping Internacional de 19/02 a 23/02

Segunda-feira – 19 de fevereiro

Na Corte em Haia, Brasil defenderá reivindicações palestinas contra Israel.

O governo brasileiro vai defender a ideia de um estado palestino e apontar para as violações cometidas pelo estado de Israel nos diversos territórios ocupados. A intervenção do Brasil vai ocorrer amanhã (20), na Corte Internacional de Justiça, em Haia.

Biden considera impor novas sanções à Rússia após morte do opositor Alexei Navalni na prisão.

EUA e aliados na Europa culparam Moscou pela morte do crítico de Vladimir Putin; Kremlin diz que investigação está em curso.

Verões mais longos podem provocar extinção dos ursos polares.

Aumento das temperaturas na região do Ártico acelera derretimento das calotas de gelo que permitem a ursos polares caçarem animais marinhos. Em terra, eles correm risco de inanição.

Reforma da governança global domina encontro do G20 no Rio.

Brasil espera convencer Ocidente da importância do Sul Global no G20, enquanto instância de governança. Entretanto reticência de Lula em relação à Rússia e declarações recentes sobre Israel erodem relações essenciais.

Terça-feira – 20 de fevereiro

Aliados de Israel alertam contra plano de ofensiva em Rafah.

Forças israelenses estão se preparando para uma incursão na cidade da Faixa de Gaza que abriga mais de 1 milhão de palestinos. Netanyahu rejeita apelos internacionais.

Primeiro-ministro da República Democrática do Congo renuncia, diz Presidência.

O primeiro-ministro da República Democrática do Congo, Jean-Michel Sama Lukonde, renunciou nesta terça-feira, provocando a dissolução do seu governo, afirmou a Presidência em um comunicado.

O governo brasileiro denunciou Israel pela invasão de territórios palestinos, durante audiência na Corte Internacional de Justiça, em Haia.

Para o Itamaraty, os palestinos são discriminados, têm suas liberdades individuais violadas e até a composição demográfica abalada.

Quarta-feira – 21 de fevereiro

“Estou Orgulhosa das Ruinas em Gaza”, diz Ministra da Igualdade de Israel.

A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Israel, May Golan, disse estar “orgulhosa” da destruição deixada na Faixa de Gaza e desejou que cada criança possa contar a seus netos “o que fizeram os judeus” contra o grupo extremista Hamas. A declaração foi feita em discurso no Knesset, o Parlamento israelense.

Secretário dos EUA diz que relação com Brasil está mais forte que nunca.

Após conversar por duas horas com o presidente Lula (PT), o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse que as relações com o Brasil estão “mais fortes que nunca”.

Pobreza passa de 57% na Argentina após medidas de Milei, maior taxa em 20 anos, diz estudo.

Projeção da Universidade Católica Argentina também indica que 15% dos argentinos passaram fome após salto da inflação e forte desvalorização da moeda.

Quinta-feira – 22 de fevereiro

Bispos alemães pedem que fiéis não votem na ultradireita.

Conferência dos bispos alemães apela para que membros da Igreja Católica não votem no partido AfD – em alta nas pesquisas – e aponta que o extremismo de direita é incompatível com os valores fundamentais do cristianismo.

Premiê holandês ganha força para chefiar a Otan.

Indicação de Mark Rutte como novo secretário-geral da aliança militar recebe apoio de EUA, Alemanha e Reino Unido. Troca de comando marcará fim de uma década de liderança do norueguês Jens Stoltenberg.

Sophie Scholl e a resistência da juventude ao nazismo.

Jovem alemã e o irmão Hans Scholl pagaram com a própria vida por sua coragem. Membros do grupo Rosa Branca, eles entraram para a história como símbolos da resistência à ditadura nazista.

Sexta-feira – 23 de fevereiro

Pouso da Odysseus leva EUA novamente à Lua em 50 anos.

Pela primeira vez, espaçonave de empresa privada toca o solo lunar. Missão sucede outros lançamentos fracassados e êxitos de países como China, Índia e Japão.

Biden anuncia mais de 500 novas sanções contra Rússia.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira (23) mais de 500 novas sanções contra a Rússia, na esteira da morte do líder de oposição Alexei Navalny, vítima de um suposto mal súbito em uma colônia penal no Ártico.

O que muda com a legalização da maconha na Alemanha.

Parlamento alemão aprova projeto de lei que permite cultivo não-comercial e consumo da planta. Venda da cannabis em lojas segue proibida.