fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (03/07 – 09/07)
Ap21188378730424

Clipping Internacional (03/07 – 09/07)

Confira as principais notícias internacionais da semana: a instalação da Constituinte no Chile; a instabilidade peruana frente às indecisões das eleições presidenciais; o assassinato do presidente do Haiti, Jovenel Moise; a investigação norte-americana do ataque ao Capitólio; a instabilidade política na Nicarágua, que prendeu seu 6º opositor; a desigualdade na aplicação de vacinas contra Covid-19 no mundo; e mais.

Domingo, 4 de julho de 2021.

Atos indígenas e passeatas marcam instalação da Convenção Constituinte no Chile/Carta Capital (04.07)

“Constituintes aimaras e mapuches realizaram cerimônias neste domingo 4 em Santiago antes da instalação de uma Convenção Constituinte que redigirá a nova Carta Magna do Chile, um passo histórico desencadeado pela onda de protestos de outubro de 2019 exigindo maior igualdade de direitos e bem-estar social.”

Segunda-Feira, 5 de julho de 2021.

Mais de 1.000 soldados afegãos fogem para o vizinho Tadjiquistão após avanço do Talibã/O Globo (05.07)

CABUL — Mais de mil integrantes das forças de segurança do Afeganistão escaparam para o vizinho Tadjiquistão depois de uma ofensiva da milícia Talibã no Norte do país, em mais um sinal de que o grupo planeja ampliar suas ações no momento em que militares dos EUA estão nas últimas etapas da retirada de solo afegão, depois de quase duas décadas.

Com apoio do Brasil, colombiano é eleito para presidência do CAF/Estadão (05.07)

Com o voto a favor da delegação brasileira, o colombiano Sergio Díaz-Granados foi eleito nesta segunda-feira, 5, como presidente-executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina, também conhecido como CAF (Corporação Andina de Fomento). O banco é uma das principais instituições multilaterais de fomento, ao lado do Banco Mundial, e é composto por 17 países da América Latina, incluindo o Brasil, além de Portugal e Espanha.

França e Alemanha buscam saída europeia na ‘guerra fria’ entre China e Estados Unidos/El País (05.07)

A França e a Alemanha procuram um caminho europeu na guerra fria entre Washington e Pequim. O presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, se reuniram na segunda-feira por videoconferência com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping, para retomar a cooperação após meses de desencontros.

Terça-Feira, 6 de julho de 2021.

Milhares de peruanos marcham em Lima pedindo a proclamação do resultado eleitoral/O Globo (06.07)

LIMA — Milhares de peruanos saíram às ruas nesta terça-feira para protestar contra a incerteza sobre o resultado da eleição presidencial de um mês atrás, no momento em que a confirmação da vitória do esquerdista Pedro Castillo é atrasada por recursos à Justiça eleitoral de sua rival conservadora, Keiko Fujimori.

China seguirá a direção do socialismo com características próprias/Opinião Veja (06.07)

Em discurso na comemoração do centenário do Partido Comunista da China (PCC), realizada em 1º de julho em Beijing, o secretário-geral do Partido e presidente da República, Xi Jinping, relembrou a gloriosa trajetória do PCCh nestes 100 anos e expôs a visão sobre o futuro promissor da revitalização da nação chinesa. O presidente chinês declarou ao mundo que a China alcançou o objetivo para o primeiro centenário, a saber, a construção integral de uma sociedade moderadamente próspera. A China inicia, agora, uma nova jornada para se transformar num país socialista moderno e poderoso, e o PCC trará maiores contribuições para o grande rejuvenescimento da nação chinesa e o progresso da humanidade.

Espanha tem protestos após morte de jovem gay de origem brasileira/O Globo (06.07)

MADRI – O jovem auxiliar de enfermagem Samuel Luiz Muñiz, de 24 anos, foi barbaramente espancado até a morte na madrugada de sexta para sábado em La Coruña, na Espanha, em um caso que despertou uma onda de protestos contra a homofobia no país. Na segunda-feira, houve manifestações com milhares de pessoas em Madri, Barcelona e outras cidades.

Biden pede ‘coragem’ à comissão do Congresso que investigará ataque ao Capitólio/Istoé (06.07)

Seis meses após o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos por apoiadores de Donald Trump, o presidente Joe Biden pediu ao Congresso que investigasse o incidente, que chamou de “crise existencial” para a democracia.

Sete meses e 3,2 bilhões de doses depois, vacinação contra Covid não chegou a 5 países/Folha (06.07)

Mais de 3,2 bilhões de doses de diversas vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas desde que a imunização começou no mundo, há sete meses, mas nenhuma delas chegou ao braço dos habitantes de cinco países.

As chaves para abordar a questão global das vacinas/Opinião Folha (06.07)

Com o início da vacinação contra a Covid-19, 2020 terminou projetando o primeiro passo para o fim da pandemia. No entanto, 2021 trouxe novas incertezas e desafios. Partindo da ideia de “uma saúde” em para os seres humanos, animais e o planeta, a propagação do vírus está enraizada desigualdades anteriores que se refletem em sistemas de saúde fracos, informalidade laboral ou acesso à educação, expondo ao mesmo tempo os efeitos das alterações climáticas. Face à crise do multilateralismo, da Covid-19 e da globalização, quais são as chaves para a disputa sobre as vacinas?

Por ‘traição à pátria’, Nicarágua prende 6º candidato presidencial opositor/Estadão (06.07)

MANÁGUA – A polícia da Nicarágua prendeu na noite de segunda-feira, 5, o líder camponês e candidato à presidência Medardo Mairena, além de outros quatro líderes da oposição. Eles serão investigados por praticar atos que são considerados traição à pátria. Mairena é o sexto candidato à presidência preso pelo governo do presidente Daniel Ortega.

Protestos após morte de ativista marcam o declínio de lideranças da Autoridade Nacional Palestina/O Globo (06.07)

JERUSALÉM — O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, está cada vez mais sozinho na Muqata, a sede da Presidência em Ramallah, aos 85 anos. Até mesmo no palácio presidencial, de onde mal saiu durante a pandemia, ecoam os protestos pela morte de um dissidente político depois de ser preso em 24 de junho. É a última onda de uma maré de descontentamento popular que não para de crescer há dois meses, quando o presidente que promoveu os Acordos de Oslo com Israel em 1993 suspendeu as primeiras eleições que seriam realizadas nos territórios palestinos desde 2006.

Em meio a aumento das travessias do Mediterrâneo, ONG pede à União Europeia para desembarcar 572 imigrantes/O Globo (06.07)

PARIS — O navio Ocean Viking, da ONG SOS Méditerranée, pediu à União Europeia (UE) nesta terça-feira que permita o desembarque em um de seus portos de 572 imigrantes resgatados no Mediterrâneo nos últimos três dias. O pedido ocorre em meio a um aumento no número de pessoas que atravessam o mar a caminho da Europa.

Líder mais popular da oposição é condenado a 14 anos de prisão pela ditadura da Belarus/Folha (06.07)

O mais popular político de oposição à ditadura da Belarus, Viktor Babariko, 57, foi condenado nesta terça (6) a 14 anos de prisão por corrupção. Segundo a entidade de direitos humanos Viasna, que acompanha os casos de presos políticos no país europeu, a decisão foi do Supremo Tribunal Federal, o que impede recursos.

Quarta-Feira, 7 de julho de 2021.

Uruguai surpreende com decisão de negociar acordos fora do Mercosul e aprofunda crise do bloco/O Globo (07.07)

RIO e BRASÍLIA – Na véspera da cúpula de presidentes do Mercosul, o governo do Uruguai surpreendeu ao anunciar, em reunião de ministros das Relações Exteriores, sua decisão de iniciar negociações de acordos comerciais com países de fora do bloco. A iniciativa fere, na visão dos governos da Argentina e do Paraguai, uma das regras fundamentais do Mercosul: a exigência de consenso.

Justiça argentina decreta falência do carro-chefe das empresas da família Macri/El País (07.07)

“A família Macri sofreu um duro revés na longa guerra judicial em torno das dívidas da empresa Correo Argentino S.A. com o Estado. A Justiça comercial do país determinou a falência da companhia, privatizada e vendida na década de 1990 à Socma, empresa pertencente a Franco Macri, pai do ex-presidente Mauricio Macri. Em sua sentença, a juíza Marta Cirulli considerou fracassado o processo de resgate da empresa e ordenou o embargo geral das contas e atividades da empresa.”

Trump promete cruzada legal contra plataformas digitais que baniram suas contas/Valor Econômico (07.07)

O ex-presidente dos EUA Donald Trump afirmou numa entrevista coletiva estar processando Facebook, Twitter e YouTube, assim como seus respectivos executivos-chefes, em ações que alegam “censura ilegal” de americanos. “Estamos exigindo o fim do banimento da sombra, o fim do silenciamento, o fim da lista negra, do desaparecimento e do cancelamento”, disse Trump, num púlpito com uma insígnia projetada para se parecer com o selo presidencial e na frente de um cenário que lembra um pórtico da Casa Branca.

Ligado ao lobby imobiliário, Eric Adams caminha para se tornar 2º prefeito negro de Nova York/Folha (07.07)

“‘Segurança, segurança, segurança.’ Essa foi a resposta do candidato a prefeito Eric Adams quando lhe perguntaram, após a vitória nas primárias democratas de Nova York, quais as prioridades de seu governo.

Instabilidade, pobreza, desastres naturais: cinco coisas a saber sobre o Haiti/Carta Capital (07.07)

O Haiti, onde o presidente Jovenel Moise foi assassinado nesta quarta-feira 7, é um país muito pobre que enfrenta instabilidade crônica e está especialmente exposto a desastres naturais.

Presidentes mantêm o Haiti sob o signo de miséria, violência armada e instabilidade política/G1 (07.07)

“Quem quer que tenha comandado o Haiti nas últimas décadas não foi capaz de romper o tripé de problemas estruturais que sustenta o país mais pobre do continente americano: miséria-violência armada-instabilidade. Em 35 anos, a nação caribenha teve 20 presidentes oriundos das mais variadas dimensões políticas, incluindo alguns generais, um ex-padre, um músico e o mais recente, o empresário Jovenel Moise — assassinado nesta terça-feira (7).”

Quinta-Feira, 8 de julho de 2021.

América Latina deve crescer 5,2% em 2021, abaixo do nível pré-pandemia/Valor Econômico (08.07)

Depois de sofrerem um tombo histórico de 6,8% no ano passado por causa da covid-19, as economias da América Latina e do Caribe devem se recuperar parcialmente em 2021 e ainda não voltarão aos patamares pré-pandemia. As novas previsões para região foram divulgadas nesta quinta-feira pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal).

Japão proíbe presença de público na Olimpíada de Tóquio/Nexo (08.07)

O governo japonês e a organização da Olimpíada de Tóquio decidiram proibir a presença de público nos jogos olímpicos, que começam em 23 de julho. Antes havia um limite de até 10 mil pessoas residentes no Japão por evento. A decisão de vetar o público foi anunciada na quinta-feira (8).

Após advertência, Parlamento Europeu pede punição à Hungria por lei contra a comunidade LGBTQIA+/Estadão (08.07)

BUDAPESTE – Por 459 votos a 147, o Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira, 8, uma resolução em que “condena com o máximo de firmeza” a lei contra a comunidade LGBTQIA+ que entrou em vigor hoje na Hungria e denuncia o desmantelamento da democracia e do Estado de Direito no país. Houve 58 abstenções.

Excluir mulheres dos cargos de liderança ameaça a recuperação global pós-pandemia, alerta ONU/O Globo (08.07)

Os esforços globais para a recuperação da pandemia de Covid-19 estão sob ameaça porque as mulheres estão sendo excluídas das funções de tomada de decisão, disse a ONU nesta quinta-feira (8). Apenas 6% das forças-tarefa de combate ao novo coronavírus, que são responsáveis por coordenar as respostas dos governos mundiais ao vírus mortal, têm números iguais de homens e mulheres, enquanto 11% não têm nenhuma mulher, segundo o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Sexta-Feira, 9 de julho de 2021.

Polícia do Haiti prende 11 ‘mercenários’ armados na Embaixada de Taiwan/O Globo (09.07)

PORTO PRÍNCIPE — Autoridades de Taiwan disseram nesta sexta-feira que 11 pessoas fortemente armadas foram presas na quinta-feira no perímetro de sua embaixada em Porto Príncipe, onde estavam escondidas, a cerca de um quilômetro de onde o presidente do Haiti Jovenel Moïse foi assassinado na quarta-feira.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress