Acervo Temático: CPI da Pandemia XVIII

Neste acervo, reunimos as principais notícias da CPI das duas últimas semanas. Na semana passada, o deputado federal Ivan Valente protocolou junto ao Ministério Público Federal uma representação contra o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ainda, Malu Gaspar, d’O Globo, analisa os possíveis caminhos para denunciar Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. Já nesta semana, a CPI ouviu parentes de vítimas da Covid-19 em depoimentos emocionados, e, na quarta-feira, o relator, Renan Calheiros, leu seu relatório final, o qual propõe o indiciamento de 66 pessoas e duas empresas, incluindo o Presidente, ministros e os três filhos mais velhos de Jair Bolsonaro.

Confira as principais notícias:

Diretor da ANS é representado no MP por não ter agido após denúncias contra Prevent Senior/Fórum (09.10)

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) protocolou junto ao Ministério Público Federal (MPF) uma representação contra o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Rebello Filho, pelo fato de, supostamente, ter se omitido diante das denúncias contra a Prevent Senior.

CPI da Covid já tem atalho para denunciar Bolsonaro no STF sem depender de Augusto Aras/O Globo (11.10)

A cúpula da CPI da Covid já tem uma estratégia para fazer com que suas denúncias contra Jair Bolsonaro cheguem ao Supremo Tribunal Federal caso o procurador-geral da República, Augusto Aras, se recuse a fazê-lo.

Parentes de vítimas da covid-19 se emocionam na CPI e criticam Bolsonaro/UOL (18.10)

Parentes de vítimas da covid-19 se emocionaram em audiência pública hoje na CPI da Covid e criticaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por atitudes dele ao longo da pandemia do novo coronavírus.

CPI da Covid sugere indiciamento de 66 pessoas e duas empresas; veja lista/G1 (20.10)

Veja quem a CPI da Covid sugere o indiciamento e os crimes atribuídos a cada um.”

Entenda os 9 crimes que a CPI da Covid atribui a Jair Bolsonaro/G1 (20.10)

O relatório final da CPI da Covid no Senado pedirá aos órgãos públicos o indiciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por 9 crimes (veja a lista mais abaixo e os vídeos ao final desta reportagem).

CPI da Pandemia: principais pontos do relatório/Agência Senado (20.10)

Com suas 1.180 páginas, o relatório final, apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), recomenda o indiciamento de 66 pessoas físicas e duas pessoas jurídicas. Esses indiciamentos têm relação com o negacionismo em relação ao vírus e às vacinas, que teria aumentado o número de mortos no Brasil; com as suspeitas de corrupção nas negociações para a compra de vacinas pelo Ministério da Saúde; e com as mortes que teriam sido provocadas pelo uso de tratamentos sem respaldo científico contra a covid-19. Eles se baseiam nas seguintes normas:

Crimes apontados pela CPI desafiam Augusto Aras e testam barreiras políticas que blindam Governo/El País (21.10)

Imputação de nove crimes atribuídos ao presidente ficará nas mãos do procurador, um aliado de Bolsonaro, que pode ser indicado ao STF.