A Resenha: Maid
Fp 15 Artes A Resenha Fb 02 Maid V2

A Resenha: Maid

A minissérie Maid, produção original da Netflix, conta a história da jovem mãe Alex (Margaret Qualley), que tenta romper com a violência geracional. Vítima de violência psicológica, a protagonista decide fugir de casa com a sua pequena filha. A história, que pode ser vista como de superação, na verdade está imbricada de críticas ao sistema de serviços sociais dos Estados Unidos.

Uma vez fora de seu lar, a jovem recorre ao sistema de serviços sociais para garantir amparo a ela e a sua filha. Entretanto, esbarra na burocracia, e a sua condição de desempregada impede que ela seja beneficiada pelas políticas estatais. Isto é, para ter acesso aos direitos sociais é necessário, primeiro, comprovar vínculo empregatício.

A história se destrincha em um drama típico da Netflix, que demonstra as dificuldades nas relações com a mãe, com o agressor e com seu pai. A condição de Alex é de vulnerabilidade, uma vez que consegue um trabalho temporário como empregada doméstica informal, depende do sistema de serviços sociais e fica suscetível às mudanças na sua renda.

Um ponto interessante trazido pela série são os centros de acolhida para mulheres vítimas de violência de gênero, que oferecem mecanismos para romper com a violência familiar e onde Alex consegue socializar para além do seu núcleo social. A série finaliza trazendo esperança para a trajetória de Alex com a ajuda de sua contratante e amiga, Regina (Anika Noni Rose).