Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Setembro – Edição 2

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos matérias e artigos de opinião sobre: o debate entre economistas liberais e keynesianos; a nova música de Caetano Veloso; Paul Sabin discutindo o ataque liberal ao governo; Celso Lafer analisando o governo atual a partir do conceito de Mal e da teorização de Schmitt; a ameaça que a Reforma Administrativa apresenta para a democracia; o surgimento da extrema-direita alemã e seus limites na difusão de ideias; o autoritarismo e o populismo por Anne Applebaum; a análise de Pedro Silva Barros sobre o isolamento regional do Brasil; Dhayana Fernández-Matos escrevendo sobre a violência política às mulheres na América Latina; Eugênio Bucci analisando as respostas institucionais a Bolsonaro e o risco à democracia; Nancy Fraser apresentando seu novo livro; matéria sobre o novo livro do Renan Quinalha; e o vídeo do Global Citizen Live in Rio, que aconteceu no último final de semana.

Quem está ganhando a histórica guerra de ideias entre os economistas/BBC (20.06)

Matéria da BBC reconstrói o debate de economistas “água doce” (liberais, neoclássicos, ortodoxos) e “água salgada” (keynesianos, social-democratas, progressistas), ressaltando o fim do paradigma do Consenso de Washington e o (re)surgimento do conceito de política industrial, no último ano.

Caetano Veloso: ‘A arte está sendo espezinhada pelo governo, o que é uma tragédia para um país inspirado como o nosso’/O Globo (16.09)

Matéria d’O Globo fala sobre a nova música do Caetano Veloso e o bate papo que o cantor participou com a Flávia Oliveira, o Evandro Fióti e Nina da Hora para o lançamento da canção.

O ataque liberal ao governo/The Atlantic (19.09)

Paul Sabin, professor da Universidade de Yale, escreve sobre o fim do período do New Deal, as críticas liberais e de esquerda a este modelo de participação do Estado e os ganhos do movimento do interesse público, ressaltando que “Precisamos revigorar o governo e também continuar lutando para melhorá-lo e responsabilizá-lo. A luta para refazer o liberalismo para uma nova era perdura”

O Mal, Schmitt e a nossa circunstância/Estadão (19.09)

Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores, critica o governo Bolsonaro fazendo um apanhado de conceitos como o Mal, a distinção entre amigo/inimigo, e conceitos da teoria jurídica e política.

Reforma Administrativa ameaça Democracia/Revista Piauí (20.09)

Marcello Fragano Baird e Gabriela Lotta analisam a proposta de Reforma Administrativa apresentada pelo governo federal, dando ênfase para a importância da estabilidade dos servidores públicos.

Extrema direita alemã perde força no confronto com a memória nazista/El País (21.09)

O jornalista Luis Doncel trata da ascensão do partido de extrema-direita alemão, Alternativa para a Alemanha, e a sua capacidade de polarizar o debate, menos quando se trata do Holocausto, tema em que há um consenso.

Combate ao autoritarismo requer união tática de forças antagônicas, diz Anne Applebaum/Folha (22.09)

Anne Applebaum, autora do livro Twilight of Democracy – The Seductive Lure of Authoritarianism (crepúsculo da democracia – o apelo sedutor do autoritarismo), fala em entrevista à Folha de São Paulo sobre o populismo, o autoritarismo e o papel da mídia para trazer mais racionalidade sobre o tema.

Brasil: um estranho em seu próprio continente/Folha (22.09)

O economista Pedro Silva Barros analisa as relações regionais brasileiras, ressaltando o isolamento do Brasil e o afastamento da região.

A violência política contra as mulheres na América Latina/Folha (23.09)

Dhayana Fernández-Matos, cientista política, professora da Universidad Central de Venezuela e pesquisadora da Universidad Simón Bolívar (Colômbia), escreve sobre a violência política às mulheres na América Latina, afirmando que “É importante destacar que a falta de vontade política na abordagem dessa problemática demonstra a vigência do pacto patriarcal, que não reconhece as desigualdades que as mulheres têm que enfrentar para participar dos espaços políticos, nem mostra que os partidos políticos, que em princípio deveriam ser grandes aliados no combate a este tipo de violência, são muitas vezes os que mais resistem às mudanças.”

O pior negacionismo/A terra é redonda (24.09)

Eugênio Bucci utiliza o discurso de Bolsonaro à ONU para analisar as respostas às mentiras contadas pelo Chefe de Estado na Organização Internacional. Bucci afirma que o pior negacionismo é “o daqueles que se negam a ver que estamos diante de um inimigo declarado da democracia, obcecado em preparar um golpe de Estado.”

Nancy Fraser: O que é capitalismo?/Blog da Boitempo (24.09)

A renomada pesquisadora Nancy Fraser escreve sobre seu novo livro Capitalismo em debate – uma conversa em teoria crítica e discute o que é o capitalismo, afirmando que “o capital ele está disposto, como disse, a canibalizar a assistência social, a natureza, o poder público, a riqueza das populações dominadas racialmente – e assim, periodicamente, passa a ameaçar o bem-estar de quase todas as pessoas que não são proprietários.”

Livro narra perseguição aos LGBTQIA+ pela ditadura e a homofobia na esquerda/Folha (27.09)

Matéria da Folha sobre o livro Contra a Moral e Os Bons Costumes, do pesquisador brasileiro Renan Quinalha, acerca da violência contra a população LGBTQIA+ durante a ditadura e nos tempos atuais.