Acervo Temático: CPI da Pandemia XV
Ricardobarros

Acervo Temático: CPI da Pandemia XV

Nesta semana, a CPI da pandemia ouviu o tenente-coronel Helcio Bruno de Almeida, o representante da Vitamedic Jailton Batista e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros. Além disso, foram aprovadas: a acareação entre Onyx e Luis Miranda, a quebra de sigilo das negociações de venda com a Covaxin e, após um depoimento tumultuado, a convocação de Ricardo Barros, o que o obriga a dizer a verdade e responder as perguntas dos senadores.

Remédio citado por Heinze em CPI não tem relação com ‘tratamento precoce’/UOL Confere (10.08)

Um medicamento contra o vírus da covid-19 que está sendo desenvolvido pela farmacêutica Pfizer não tem qualquer relação com o chamado “tratamento precoce”, ao contrário do que tem alegado na CPI da Covid o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS).

Militar diz que nunca jantou com Dominguetti, é desmentido por foto e tenta se justificar: ‘Era almoço’/Carta Capital (10.08)

O presidente do Instituto Força Brasil, tenente-coronel Helcio Bruno de Almeida, negou em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira 10 que tenha participado de alguma oferta ou pedido de vantagem indevida na negociação de vacinas com o Ministério da Saúde. Após decisão do Supremo Tribunal Federal, ele disse que não responderá a todas as perguntas.”

Coronel usa aval do STF e ignora perguntas da CPI da Covid sobre suspeitas de propina em vacinas/Folha (10.08)

Amparado por um habeas corpus concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o tenente-coronel da reserva Helcio Bruno de Almeida optou por não responder perguntas na CPI da Covid que pudessem incriminá-lo, principalmente aquelas referentes à disseminação de fake news e às tratativas para a venda de vacinas contra a Covid-19.

CPI aprova acareação entre Onyx e Luis Miranda/O Globo (11.08)

BRASÍIA — A CPI da Covid aprovou a acareação entre o ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Eles vão falar sobre a compra da vacina Covaxin, que foi suspensa após suspeitas de irregularidade terem entrado no radar da CPI. A acareação deverá ocorrer na semana que vem.

Documento da CPI da Pandemia fala em cinco crimes de Bolsonaro/CNN (11.08)

A CPI da Pandemia já colocou no papel os cinco possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro que deverão constar no relatório final do senador Renan Calheiros.

‘CPI está próxima do fim e não tem mais quase nada a investigar’, diz Omar Aziz/O Globo (11.08)

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que a CPI da Covid “está próxima do fim”. À coluna, ele disse que a comissão “já tem dados suficientes para fazer um relatório final” e que hoje “não tem mais nada ou quase nada a investigar”.

Fabricante de ivermectina revela salto no faturamento; senadores querem indenização a pacientes ‘ludibriados’/G1 (11.08)

Em depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (11), o representante da Vitamedic Jailton Batista confirmou que a farmacêutica obteve lucros expressivos durante a pandemia de Covid com a venda de ivermectina. O remédio é um antiparasitário usado no tratamento de sarna, verme e piolho, e não tem eficácia contra o coronavírus. Senadores defenderam indenizações para pacientes que usaram o remédio.

CPI determina a quebra de sigilo de documentos sobre compra da Covaxin/UOL (12.08)

A CPI da Covid determinou na manhã de hoje a quebra de sigilo dos contratos relacionados à compra da vacina indiana contra a covid-19 Covaxin. O Ministério da Saúde colocou sob sigilo de 100 anos os documentos que teriam sido entregues em julho ao colegiado do Senado.

CPI recorre à Justiça para suspender sigilo de documentos do processo de compra da vacina Covaxin/O Globo (12.08)

BRASÍLIA – A CPI da Covid ingressou na Justiça Federal com mandado de segurança para suspender o ato do Ministério da Saúde que impôs sigilo aos documentos referentes ao processo https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativo da compra da vacina indiana Covaxin. Na petição, redigida pela advocacia do Senado, a cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito classificou como “manifestamente ilegal” o ato do Ministério da Saúde.

CPI da Covid ao vivo: citado no caso Covaxin, Ricardo Barros presta depoimento/CNN (12.08)

O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), é ouvido pela CPI da Pandemia agora pelos senadores. A oitiva é vista nos bastidores do Senado Federal como uma das mais aguardadas pela cúpula da comissão.

Após bate-boca e suspensões, Aziz encerra reunião e diz que Barros voltará à CPI como convocado/G1 (12.08)

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), decidiu encerrar antecipadamente a reunião desta quinta-feira (12) da comissão que ouvia o depoimento do líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR).