fbpx
Fundação Podemos
/
/
Acervo Temático: CPI da Pandemia XIV

Acervo Temático: CPI da Pandemia XIV

Nesta semana, a CPI da Pandemia retornou os trabalhos após o recesso parlamentar. A volta foi conturbada com discussão entre os senadores, o que chegou a ocasionar a interrupção da sessão na quinta-feira. Esta semana, foram ouvidos o reverendo Amilton Gomes de Paula, o tenente-coronel e ex-assessor do Ministério da Saúde Marcelo Blanco e o empresário e ex-assessor do Ministério da Saúde Airton Antônio Soligo. Além disso, os parlamentares aprovaram mais de 100 requerimentos e o conflito com a Polícia Federal, que deu o tom das últimas semanas da CPI antes do recesso, se mantém. Agora, a PF abriu uma investigação para apurar o vazamento de documentos sigilosos enviados para a CPI. Confira as principais notícias da semana:

A volta da CPI: As lacunas sobre vacina, corrupção e fake news no combate à Pandemia/G1 (31.07)

Revelações trazidas na fase anterior pela CPI da Covid no Senado, que foi de abril a julho, trouxeram à tona suspeitas de irregularidade e corrupção nas negociações por vacinas, mas ainda há uma série de pontos a serem esclarecidos. Em paralelo, o presidente Jair Bolsonaro age para tentar blindar seu governo.

Nova fase da CPI da Covid mira mais provas para relatório final/Valor Econômico (01.07)

“A CPI da Covid retorna esta semana do recesso com o desafio de agregar maior materialidade às investigações. Integrantes da ala majoritária da comissão, o antigo G-7, admitem preocupação com a falta de elementos que sustentem um relatório final juridicamente mais robusto. Há também receios com a duração dos trabalhos e com o possível efeito da ida”

CPI da Covid: Aziz cobra afastamento de Mayra Pinheiro e resiste a convocação de Braga Netto/Estadão (02.08)

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), cobrou nesta segunda-feira, 2, que a secretária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, seja afastada do cargo. Em entrevista à Rádio Eldorado, o parlamentar ainda recomendou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que afaste a servidora do cargo. “Se você pensa com a ciência, não pode manter uma pessoa que é contra a ciência”, afirmou.

Celular de diretora da Precisa tem chamadas de aparelho de oficial da Defesa e de senador governista da CPI/Folha (02.08)

O celular da diretora da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, registra oito chamadas de um telefone usado por um capitão-de-mar-e-guerra com cargo de gerência no Ministério da Defesa e quatro ligações do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), um dos mais ferrenhos defensores do presidente Jair Bolsonaro na CPI da Covid no Senado.

CPI da Covid quebra o sigilo do líder do governo e reconvoca ex-número 2 da Saúde/O Globo (03.08)

BRASÍLIA – A CPI da Covid aprovou mais de 100 requerimentos nesta terça-feira. Entre as medidas aprovadas está a quebra dos sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático do líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), e do deputado Luis Miranda (DEM-DF). A comissão também reconvocou o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco, que é um dos principais alvos da CPI e já tinha prestado depoimento em junho.

Exclusivo: Dono da Precisa diz à PF que ‘foi orientado’ a telefonar para servidor do Ministério da Saúde para tratar da vacina Covaxin/O Globo (03.08)

BRASÍLIA – O dono da Precisa Medicamentos, Francisco Emerson Maximiano, afirmou em depoimento à Polícia Federal que “foi orientado” a telefonar para um servidor da pasta para esclarecer dúvidas sobre a vacina indiana Covaxin e destravar impasses para que o imunizante fosse comprado pelo governo. Maximiano disse, porém, não se recordar do nome de quem lhe deu a orientação. O contrato de R$ 1,6 bilhão, que seria intermediado pela Precisa, foi cancelado após a CPI da Covid levantar suspeitas de irregularidades e indicar pressão, por parte de Maximiano de servidores do Ministério da Saúde, para que a negociação fosse concretizada.

CPI aprova pedido à Justiça de afastamento de secretária do Ministério da Saúde/G1 (03.08)

A CPI da Covid aprovou nesta terça-feira (3) um pedido à Justiça de afastamento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (assista no vídeo acima).

Quebra de sigilo na CPI expõe contatos de dirigente da Saúde com gabinete paralelo e defensores de tratamento ineficaz/Folha (03.08)

Quebras de sigilo telefônicos entregues à CPI da Covid mostra que a secretária da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, manteve contato durante a pandemia com membros de fora do governo que defendiam tratamento sem eficácia contra a doença.

PF quer usar dados de CPIs em investigação contra bolsonaristas no STF/Veja (03.08)

As CPIs da Pandemia e das Fake News, com seu imenso potencial de chamuscar o governo, podem acabar dando combustível a uma investigação contra bolsonaristas no Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal quer que o ministro Alexandre de Moraes, relator de um inquérito que apura a existência de uma organização criminosa que atua contra a democracia, peça às comissões parlamentares o compartilhamento de dados sigilosos coletados por ambas.

CPI: reverendo chora, fala em ‘doação’ da Davati e diz ‘não se lembrar’ de reuniões, pessoas, fotos e mensagens/G1 (03.08)

O reverendo Amilton Gomes de Paula prestou um confuso depoimento nesta sexta-feira (3), durante sete horas, à CPI da Covid no Senado. Por mais de 20 vezes, ao ser questionado, ele disse não se lembrar de reuniões, mensagens e fotos registradas há poucos meses, no primeiro semestre deste ano (veja abaixo).

Luis Miranda diz à PF que Pazuello relatou pressão de Arthur Lira; assista ao vídeo/O Globo (03.08)

BRASÍLIA — O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) relatou em depoimento à Polícia Federal, na semana passada, que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse a ele ter recebido pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para liberar recursos da pasta.  O GLOBO obteve o vídeo da oitiva do parlamentar, ocasião em que ele conta também que Pazuello teria dito que havia “sacanagem” no ministério desde que ele assumiu.

Braga Netto liga para presidente do Senado após acusação de espionagem na CPI/O Globo (03.08)

BRASÍLIA – Após o senador Rogério Carvalho (PT-SE) dizer que foi alvo de uma suposta espionagem em seu estado, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, procurou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para tentar desfazer o mal-estar entre as instituições.

CPI: Coronel nega propina e diz que queria “parceria comercial” para vacina/UOL (04.08)

Em depoimento à CPI da Covid, o tenente-coronel e ex-assessor do Ministério da Saúde Marcelo Blanco negou hoje qualquer pedido de propina e afirmou que projetava uma “parceria comercial” com o cabo da Polícia Militar mineira Luiz Paulo Dominghetti para vender vacinas contra o novo coronavírus ao mercado privado.

Inquérito é aberto pela PF para apurar vazamento de depoimentos encaminhados à CPI/Fórum (04.08)

A direção da Polícia Federal determinou nesta quarta-feira (4) a abertura de inquérito para apurar o vazamento de depoimentos sigilosos em vídeo que fazem parte de duas investigações que correm paralelamente no órgão: o caso em que o presidente Jair Bolsonaro é acusado de prevaricação e o escândalo da compra superfaturada da vacina indiana Covaxin.

Dono da Precisa diz que está em quarentena e pede que CPI marque depoimento para depois de 17 de agosto/O Globo (04.08)

BRASÍLIA – Os advogados do empresário Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, informou já ter retornado ao Brasil, mas pediu à CPI da Covid um prazo de 14 dia para que possa prestar depoimento. Segundo a defesa, esse tempo é necessário para que ele passe por uma quarentena. O pedido é para que ele seja ouvido depois do dia 17 de agosto. A Precisa representava no Brasil o laboratório indiano Bharat Biotech, que desenvolveu a vacina Covaxin.

Ex-assessor nega contato com Dominghetti e diz que só fez interlocução política/CNN (05.08)

A CPI da Pandemia realizou a sua 40ª sessão e ouviu, nesta quinta-feira (5), o empresário e ex-assessor do Ministério da Saúde Airton Antônio Soligo, conhecido como Airton Cascavel.

Lewandowski mantém quebra de sigilos de Pazuello determinada pela CPI da Covid/G1 (05.08)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski negou nesta quinta-feira (5) um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para anular as quebras de sigilo do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello determinadas pela CPI da Covid no Senado.

Deputado governista é expulso de CPI da Covid: “Veio aqui insultar”/Poder 360 (05.08)

O deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR) foi expulso da sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado nesta 4ª feira (4.ago.2021) depois de entrar na sala da comissão e, segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), gravar um vídeo criticando a atuação dos senadores.

Senadores da CPI reagem aos ataques de Bolsonaro a ministros do STF/Carta Capital (06.08)

Dez senadores que integram a CPI da Covid publicaram na noite de quinta-feira 5 uma nota conjunta contra os recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress