Destaques da Semana (04/02 – 10/02)
Roberto Oliveira Campos Neto

Destaques da Semana (04/02 – 10/02)

Neste clipping, reunimos as principais notícias nacionais da semana: Forças Armadas no governo Bolsonaro deixaram de agir na terra yanomami em sete ocasiões; 70% das vagas para médicos no território Yanomami estão sem profissionais; Comissão de Ética libera ex-ministros de Bolsonaro para atuar na iniciativa privada sem quarentena; 100 policiais da Força Nacional desembarcam em Boa Vista; Lula nomeia 3 novos integrantes para a Comissão de Ética; e mais.

Sábado, 4 de fevereiro de 2023

Forças Armadas no governo Bolsonaro deixaram de agir na terra yanomami em sete ocasiões/Folha (04.02)

“Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), as Forças Armadas deixaram de atuar no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami ou tiveram uma atuação insuficiente em, pelo menos, sete ocasiões —o que enfraqueceu ações policiais e contribuiu para a expansão da atividade criminosa no território.”

Domingo, 5 de fevereiro de 2023

Cerca de 300 garimpeiros já deixaram a Terra Indígena Yanomami/CNN (05.02)

“Fontes da inteligência do governo de Roraima afirmaram à CNN neste domingo (5) que cerca de 300 garimpeiros já deixaram a área da Terra Indígena Yanomami desde quarta-feira (1º).”

70% das vagas para médicos no território Yanomami estão sem profissionais/Estadão (05.02)

“Das 27 vagas existentes hoje no programa Mais Médicos para atuação no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), 19 (70%) estão vazias, de acordo com informações do Ministério da Saúde.”

Segunda-Feira, 6 de fevereiro de 2023

Quinta-Feira, 9 de fevereiro de 2023

‘Não teremos problemas’: perícia mostra que Ibaneis minimizou ameaça do 8/1/UOL (09.02)

“O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), minimizou ameaças de ataques em Brasília um dia antes dos atos golpistas de 8 de janeiro.”

Mortalidade infantil Yanomami é 10 vezes maior que a do país/Agência Brasil (09.02)

“A taxa de mortalidade de bebês no primeiro ano de vida na população yanomami atingiu 114,3 a cada mil nascimentos em 2020.”

Garimpeiros tentam voltar ilegalmente para reserva Yanomami/Fantástico (09.02)

“Garimpeiros estão tentando voltar ilegalmente para reserva Yanomami, em Roraima.”

EUA devem anunciar entrada no Fundo Amazônia em comunicado de encontro de Biden e Lula/Folha (09.02)

“Os Estados Unidos anunciarão a intenção de injetar recursos no Fundo Amazônia, segundo o texto do comunicado conjunto que era negociado entre os dois países na noite de quinta-feira (9). O anúncio deve ser feito após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula das Silva (PT) e Joe Biden, que se reúnem no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta-feira (10).”

Sexta-Feira, 10 de fevereiro de 2023

General diz que análise do GSI sobre ameaça de atos golpistas apontava cenário de ‘normalidade’/O Globo (10.02)

“O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, chefe do Comando Militar do Planalto, disse ao Ministério Público Militar que o planejamento de segurança para o dia 8 de janeiro foi traçado com base em uma análise de risco feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Segundo ofício enviado pelo militar, o ministério apontava cenário de “normalidade” para o dia em que as sedes dos Três poderes foram invadidas. Por isso, de acordo com Dutra de Menezes, não houve reforço preventivo para evitar os ataques e a depredação.”

Anvisa proíbe venda de pomadas para modelar e trançar cabelos após casos de perda de visão/CNN (10.02)

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (10) a venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no país. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.”

Brasil já tem o o.k. dos outros países membros e Dilma vai mesmo presidir o Banco dos Brics/O Globo (10.02)

“Não é mais uma possibilidade, mas uma certeza: por indicação do governo Lula, Dilma Rousseff presidirá o Banco dos Brics, instituição criada em 2014 e que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.”