Acervo Temático: CPI da Pandemia XIII

Com a CPI da Pandemia em recesso parlamentar, reunimos, nesta edição do dossiê, entrevistas dos parlamentares, análises sobre a Comissão veiculadas nos principais canais de comunicação, o parecer do TCU sobre a ação do governo Bolsonaro durante a pandemia e as possíveis medidas a serem tomadas pelas Comissões Parlamentar, o desenrolar da investigação da Polícia Federal, a quebra do contrato do Ministério da Saúde com a Precisa Medicamentos e as expectativas para o retorno dos trabalhos da Comissão.

‘Bolsonaro será indiciado por crime de responsabilidade’, diz senador da CPI/Carta Capital (26.07)

O senador Humberto Costa (PT-PE), membro da CPI da Covid no Senado, afirmou que o relatório final da Comissão deve acarretar na responsabilização de centenas de pessoas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro.

Cúpula da CPI da Covid enfrenta atritos e busca articulação para não perder comando/Folha (26.07)

Inicialmente apelidado de G7, o grupo que comanda a CPI da Covid ganhou visibilidade nos primeiros 90 dias de atuação da comissão, quase teve defecções e precisou manobrar para superar adversidades.

CPI: Heinze assume vaga titular no lugar de Ciro Nogueira, e Flávio Bolsonaro passa a ser suplente/G1 (27.07)

A ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil gerou nesta terça-feira (27) mudanças na composição da CPI da Covid.

O terrível cenário revelado pela CPI/Opinião O Globo (27.07)

A CPI encontrou rastros de movimentação financeira atípica no montante de R$ 50 milhões ao analisar os documentos resultantes das quebras de sigilo. São, segundo o senador Alessandro Vieira, transações entre empresas do empresário Francisco Maximiano, da Precisa, e com pessoas físicas. Segundo o senador, são “movimentações sem lastro na realidade, compatíveis com processos de lavagem de dinheiro”.

Dono da Precisa movimentou 80 vezes mais do que declarou receber, diz Receita Federal à CPI da Covid/O Globo (27.07)

BRASÍLIA — Uma análise enviada pela Receita Federal à CPI da Covid afirma que os ganhos financeiros do empresário Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, foram incompatíveis com os seus rendimentos declarados no Imposto de Renda em 2020. Em março deste ano, sua empresa negociou a venda da vacina indiana Covaxin ao Ministério da Saúde, contrato hoje suspenso.

TCU aponta ‘omissão’ e ‘hesitação’ do governo Bolsonaro no combate à pandemia/Carta Capital (27.07)

Diante do que classifica como “omissão” e “hesitação” do governo de Jair Bolsonaro em assumir protagonismo no combate à pandemia de Covid-19, o Tribunal de Contas da União (TCU) sugeriu que o Congresso, por meio de suas comissões temáticas em funcionamento, debata medidas legislativas que possam melhorar o planejamento para futuras crises.

Diretora da Precisa diz à PF ter sido surpreendida com recibo emitido por empresa de Cingapura em importação da Covaxin/O Globo (27.07)

BRASÍLIA – Em depoimento à Polícia Federal, a diretora da Precisa Medicamentos Emanuela Medrades disse que causou surpresa um recibo emitido em nome da empresa Madison Biotech, sediada em Cingapura, durante o processo de importação da vacina indiana Covaxin no Ministério da Saúde. A subsidiária não constava do contrato de compra de imunizante negociado entre o governo brasileiro e a Precisa, então representante no país do laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da Covaxin. A inclusão do documento nas tratativas chegou a levantar suspeitas que, segundo afirmou um servidor da pasta à CPI da Covid, foram apresentadas ao presidente Jair Bolsonaro.

PF investiga se Roberto Dias pediu propina na negociação de vacinas/Fórum (27.07)

A Polícia Federal (PF) decidiu investigar o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias. Ele é apontado como autor do pedido de propina em contratos de compra de vacinas contra a Covid-19.

CPI da Covid precisa superar agenda eleitoral e propor mudanças no combate à pandemia/Estadão (28.07)

Na próxima semana, com o fim do recesso parlamentar, a CPI da Covid reinicia os trabalhos ainda com rescaldo de sua agenda anterior.

Em depoimento à PF, Pazuello diz que foi avisado verbalmente por Bolsonaro sobre suspeitas na negociação da Covaxin/G1 (29.07)

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse em depoimento à Polícia Federal que foi alertado verbalmente pelo presidente Jair Bolsonaro sobre suspeitas de irregularidades na negociação da vacina indiana Covaxin.

Saúde determina cancelamento definitivo de contrato de compra da Covaxin/UOL (29.07)

O Ministério da Saúde determinou hoje o cancelamento definitivo do contrato com a Precisa Medicamentos para a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech. A medida foi tomada após uma auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União) demonstrar irregularidades em documentos apresentados pela Precisa na negociação com o ministério.

CPI investiga movimentação bancária atípica de Pazuello/Veja (30.07)

A CPI da Pandemia volta na próxima semana de olho em Eduardo Pazuello. Senadores identificaram uma movimentação atípica no sigilo bancário do general. Já como ministro, em junho de 2020, ele recebeu 104 300 reais. Pode não ser nada, mas a CPI vai cobrar Pazuello e vasculhar a origem de cada centavo.

CPI vai pedir quebra de sigilo de sites de fake news bolsonaristas/Fórum (30.07)

A CPI [da Pandemia] pretende avançar sobre veículos bolsonaristas usados para disseminação de fake news durante a pandemia de Covid-19. Os senadores devem pedir a quebra de sigilo bancário de 10 sites e de um canal de YouTube.