Nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2022, a Fundação Podemos realizou a Oficina da Vitória no estado do Ceará. Foram dois dias de atendimento individualizado, em que os pré-candidatos a deputado federal contaram com consultorias especializadas sobre seus redutos eleitorais, suas bandeiras e uma análise de rede sociais. Ao final, foi realizada uma sessão de fotos profissional.
Ao todo, foram atendidos 19 pré-candidatos com demandas específicas e necessárias para o desenvolvimento do estado. Os profissionais selecionados da Fundação Podemos deram dicas e fizeram uma análise de redes sociais para aprimorar o alcance e o engajamento das mídias.
Em relação aos redutos, foram realizados mapas de calor e indicações de possíveis suplências, além de orientações sobre dobradas. A perspectiva da Fundação Podemos é de engajar ainda mais o trabalho dos pré-candidatos, oferecer instrução e experiência para o pleito eleitoral.
Os especialistas puderam também entender as principais demandas e o cenário eleitoral do Ceará. Realizou-se compartilhamento de estudos sobre acesso à água no Nordeste, desenvolvimento e geração de emprego, políticas para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), intolerância religiosa, entre outros temas.
Foi disponibilizado a entrega de um panorama com dados gerais do estado sobre saúde, educação, segurança pública, economia e dados demográficos. Além disso, preparamos os candidatos para as legislaturas, explicando quais os tipos de lei que existem e como se dá a tramitação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados, bem como os tipos de Comissão existentes e a importância dessas Comissões para a tramitação de projetos.
Ao final, foi realizada duas palestras: uma com o Dr. Alexandre Bissoli, sobre capacitação jurídica e prestação de contas eleitorais e outra com Douglas Figueiredo sobre planejamento estratégico de campanha.
A Fundação Podemos tem como o intuito a formação desses pré-candidatos, defendendo que a especialização é peça fundamental para uma boa legislatura. Este trabalho demanda um atendimento especializado e contínuo ao pré-candidato e filiado do partido.