Entre os dias 1 e 5 de agosto aconteceu a quinta edição da Semana Municipal da Primeira Infância. A Fundação Podemos marcou presença no evento que visa dar visibilidade à agenda da primeira infância, sensibilizando agentes públicos e privados e a sociedade em geral sobre a importância de investimentos e esforços conjuntos para garantir proteção às crianças, principalmente em seus seis primeiros anos de vida.
As atividades da Semana são abertas e gratuitas, dirigidas às famílias, servidores e profissionais de outros setores interessados pelo debate das políticas públicas voltadas à primeira infância. Dentre as atividades, aconteceram oficinas, rodas de conversa e painéis para reflexões sobre o tema “Ser criança em São Paulo”, nos quais foram debatidos os principais desafios do momento atual e perspectivas para o futuro.
De acordo com Felipe Calabrez, Diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Podemos, o evento é uma excelente iniciativa pois permite o debate amplo e democrático, entre gestores, especialistas e sociedade civil, sobre um tema fundamental para o país e a sociedade que queremos ser, pois envolve a qualidade de vida e o desenvolvimento afetivo e cognitivo de nossas crianças. O tema da primeira infância vem ganhando cada vez mais espaço no debate sobre políticas públicas e é papel da Fundação Podemos estar atenta às experiências exitosas que possam ser replicadas e aperfeiçoadas.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve presente e destacou os desafios de reduzir das desigualdades. “Esse tema me alegra pois nós temos muitos e muitos desafios nessa cidade e me alegra pois percebemos que nessa longa caminhada estamos conseguindo dar passos firmes, fortes e consistentes”, completou Ricardo.