Fundação Juntos Podemos
/
/
Fundação Juntos Podemos promove Seminário sobre Inteligência Artificial na Câmara dos Deputados

Fundação Juntos Podemos promove Seminário sobre Inteligência Artificial na Câmara dos Deputados

A Fundação Juntos Podemos realizou, em parceria com a Frente Parlamentar de Dados Abertos e Governo Digital, o I Seminário de Inteligência Artificial, no auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 15 de outubro de 2025. O evento reuniu mais de 10 parlamentares, representantes de big techs como a Google, especialistas, pesquisadores e autoridades do meio jurídico e político, consolidando-se como um espaço de diálogo e construção sobre o papel da inteligência artificial no futuro do país.

A mesa de abertura contou com a presença da deputada Renata Abreu, presidente nacional do Podemos e da Frente Parlamentar Mista de Governo Digital e Dados Abertos, além dos deputados Luísa Canziani e Maurício Marcon, integrantes do Grupo de Trabalho de Regulamentação de IA. Durante o evento, o deputado Ícaro de Valmir tomou posse como vice-presidente da Frente.

O seminário foi estruturado em quatro mesas temáticas que abordaram os principais desafios e oportunidades da IA no Brasil: inovação e competitividade, ética e regulação, políticas públicas e inteligência artificial nas eleições. Entre os palestrantes, estiveram Beatriz Nóbrega de Sá, presidente do Instituto OpenBR; Camila Romero, da Secretaria de Governo Digital; Luiz Moncau, representante da Google; Ricardo Calciolari, diretor acadêmico da Fundação Juntos Podemos; Filipe Pereira, presidente estadual do Podemos RJ; Alfredo Martinez, doutor em Relações Internacionais; e o ex-ministro do TSE Joelson Costa, entre outros nomes de destaque.

Na mesa de encerramento, Renata Abreu, ao lado de João Lucas, presidente da Fundação Podemos, destacou a relevância do tema para o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento tecnológico do país.

O seminário representa mais uma etapa do compromisso da Fundação Juntos Podemos com o avanço da governança digital e da ética tecnológica, reforçando seu protagonismo em temas que conectam inovação, transparência e participação cidadã. A iniciativa soma-se a outras ações de destaque, como a formação de uma turma de líderes no curso de Especialização em Inteligência Artificial e Democracia da Universidade de Salamanca, parceira da Fundação.

A iniciativa reafirma o propósito central da Fundação Juntos Podemos de promover debates qualificados e fomentar a formação cidadã sobre os impactos da tecnologia na sociedade, estimulando a construção de um futuro mais ético, inovador e democrático.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:

Autor:

fundacaoadm