Pesquisa

A diretoria de Pesquisa da Fundação Podemos realiza estudos regularmente, com elevados critérios científicos, sobre assuntos relevantes e pertinentes a fim de subsidiar os mandatários, filiados e simpatizantes para a qualificação das Políticas Públicas no Brasil.

Resumo da pesquisa

Os dez anos compreendidos entre 2011 e 2020 devem se tornar a década com pior desempenho da taxa de crescimento da renda per capita em 120 anos. Com este cenário, este texto pretende esboçar um diagnóstico sobre as causas deste desempenho desastroso, discutir crescimento e desenvolvimento econômico e sugerir uma radical mudança na orientação da política econômica. Desde a crise da dívida externa nos anos 1980, o Brasil alterou radicalmente a prioridade da política econômica.

pesquisa

Resumo da pesquisa

Quando se é mulher no Brasil, quais são os direitos oficiais reconhecidos para enfrentar às múltiplas formas de discriminação de gênero, e quais são os desafios cotidianos que mulheres enfrentam para tentar exercer esses direitos?

Márcia Baratto

Resumo da pesquisa

Por que o dia existe? O que ele celebra? O que significa hoje para movimentos feministas e ativistas por direitos das mulheres? Qual o impacto social do dia e como é recebido pela opinião pública? Nessa cartilha vamos falar da importância do 08 de Março como dia de mobilização global pelos direitos das mulheres.

Márcia Baratto

Resumo da pesquisa

Ao lançarmos nosso olhar sobre o modo como as relações entre os gêneros foram sendo construídas ao longo do tempo, um elemento destaque-se, a persistência da desigualdade entre homens e mulheres nas diversas dimensões da vida social. Neste artigo, Barbara Johas tem como principal objetivo problematizar a persistência da sub-representação feminina no poder político brasileiro.

Barbara Johas