Pesquisa

A diretoria de Pesquisa da Fundação Podemos realiza estudos regularmente, com elevados critérios científicos, sobre assuntos relevantes e pertinentes a fim de subsidiar os mandatários, filiados e simpatizantes para a qualificação das Políticas Públicas no Brasil.

pesquisa

Resumo da pesquisa

O estudo tem por objetivo fazer uma discussão sobre os princípios que devem reger o funcionamento da estrutura administrativa do Estado brasileiro e dos direitos que ele deve garantir ao cidadão e que são assegurados pela Constituição de 1988. À luz desses princípios constitucionais o texto apresenta uma análise crítica às recentes iniciativas de reforma administrativa que, sob o pretexto de buscar melhorar a eficiência da administração pública e eliminar privilégios do funcionalismo público, buscam na verdade reduzir o papel do Estado no provimento adequado de serviços ao cidadão e imprimir um caráter privatista ao setor público.

José Celso Cardoso Jr

Resumo da pesquisa

Para o Podemos, participação popular e transparência são pilares fundamentais da democracia. Acreditamos que os dois caminham juntos, sendo necessários para a construção de um Brasil mais humano e justo para todos. Buscando ampliar a participação da sociedade nos processos políticos, elaboramos a cartilha “Podemos pensar diferente”, que reúne os nossos sete eixos programáticos.

Fundacao Podemos

Resumo da pesquisa

O objetivo deste estudo é fazer uma ampla revisão histórica da formação da administração pública do Brasil desde o período colonial até às reformas gerenciais e de governança democráticas realizadas nos últimos trinta anos. A meta é oferecer aos leitores uma visão panorâmica da estrutura administrativa brasileira de forma a fornecer informações que os ajudem a compreender os gargalos e desafios que existem na contemporaneidade para futuras reformas.

Ivan Filipe Fernandes

Resumo da pesquisa

O objetivo deste texto é apresentar um mapeamento das condições socioeconômicas das mulheres brasileiras entre os anos de 2019 a 2020. Parte-se da hipótese de que o contexto da pandemia de Covid-19 pode ter aumentado a sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidados para as mulheres e uma menor participação no mercado de trabalho.

Ariana Bazzano

Marcia Pinheiro
pesquisa

Resumo da pesquisa

No ano de centenário de Celso Furtado, a relevância de sua obra se faz ainda mais evidente, especialmente tendo em vista que o Brasil vem enfrentando uma grave crise. Inspirado em Celso Furtado, este texto retoma elementos da obra do autor - destacadamente, sua Teoria do Subdesenvolvimento, da qual deriva o conceito de armadilha do subdesenvolvimento; e sua prescrição de política econômica para superá-la.

Fernanda Graziella Cardoso