Pesquisa

A diretoria de Pesquisa da Fundação Podemos realiza estudos regularmente, com elevados critérios científicos, sobre assuntos relevantes e pertinentes a fim de subsidiar os mandatários, filiados e simpatizantes para a qualificação das Políticas Públicas no Brasil.

Resumo da pesquisa

O objetivo deste texto é apresentar um mapeamento das condições socioeconômicas das mulheres brasileiras entre os anos de 2019 a 2020. Parte-se da hipótese de que o contexto da pandemia de Covid-19 pode ter aumentado a sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidados para as mulheres e uma menor participação no mercado de trabalho.

Ariana Bazzano

Marcia Pinheiro

Resumo da pesquisa

No ano de centenário de Celso Furtado, a relevância de sua obra se faz ainda mais evidente, especialmente tendo em vista que o Brasil vem enfrentando uma grave crise. Inspirado em Celso Furtado, este texto retoma elementos da obra do autor - destacadamente, sua Teoria do Subdesenvolvimento, da qual deriva o conceito de armadilha do subdesenvolvimento; e sua prescrição de política econômica para superá-la.

Fernanda Graziella Cardoso

Resumo da pesquisa

Ao lançarmos nosso olhar sobre o modo como as relações entre os gêneros foram sendo construídas ao longo do tempo, um elemento destaque-se, a persistência da desigualdade entre homens e mulheres nas diversas dimensões da vida social. Neste artigo, Barbara Johas tem como principal objetivo problematizar a persistência da sub-representação feminina no poder político brasileiro.

Barbara Johas

Resumo da pesquisa

Se há um tema que gera controvérsias no debate público brasileiro, esse temaé o da Administração Pública e, por consequência, o do funcionalismo público.

Felipe Calabrez

Resumo da pesquisa

Quando se é mulher no Brasil, quais são os direitos oficiais reconhecidos para enfrentar às múltiplas formas de discriminação de gênero, e quais são os desafios cotidianos que mulheres enfrentam para tentar exercer esses direitos?

Márcia Baratto