Estudo Jornalismo e Democracia

Este artigo traça uma rápida linha do tempo para contar a história do Jornalismo Investigativo no Brasil e em outros países, fazendo a análise da importância dessa ciência da comunicação na manutenção da democracia e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Comprova que o jornalismo investigativo, utilizando diversas técnicas de apuração, de forma independente e também fora das redações, é capaz de combater as fake news e o discurso de ódio que atualmente impregna as redes sociais e a mídia online. Alerta para os meios existentes para combater essa onda de informações ilegais, negacionistas e preconceituosas, além de esclarecer o que é liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Mostra que a imprensa mantém viva a chama dos direitos humanos, da liberdade e da democracia, construindo a história do Brasil. E apresenta a habilidade que começa a ganhar os currículos escolares: trata-se da Educação Midiática e Informacional (EMI), que possibilita aos jovens e adultos identifi car a origem de informações distorcidas e evitar a propagação de mentiras, notícias falsas e aumentar o preconceito social.

Autores

Últimas pesquisas