Estratégias para o Desenvolvimento do Acre: estrutura econômica e desigualdades de renda

O estado do Acre figurou na história como o maior produtor de borracha do Brasil e do mundo. O chamado “ouro negro” era a borracha, um produto que despontava como ícone da revolução industrial, concentrado na floresta amazônica. A medida em que a borracha atingia cotações altas nas praças de Belém e de Manaus e internacionalmente, portanto, houve aumento na exploração da borracha. Em 1880, a expansão da exploração acontecia no Acre, logo de 1880 a 1883 todos os rios acreanos já estavam ocupados, e o estado já estava povoado por brasileiros. Portanto, é possível concluir que o ciclo da borracha moldou não só a economia acreana, mas também o povoamento e a vinda de migrantes para o Acre.

Últimas pesquisas