Entrevista Com Felipe Ribeiro

Fundação Podemos: O fascismo, como movimento histórico, nasceu na Itália de Mussolini. Todavia, Primo Levi, que sobreviveu aos horrores dos campos de extermínio nazistas, o descreveu como uma potencialidade humana. Para ele, todo período da humanidade teria o “seu fascismo”. Diante disso, você classificaria o fascismo como um movimento
estritamente político ou também como algo psicossocial? De fato, perante o extremo de desumanidade que experimentou em Auschwitz, Primo Levi foi conduzido a refletir sobre quais mecanismos depositados no fundo da alma humana tornavam aquela forma de barbárie possível. Este é o ponto de partida de “É isto um homem?”. O que dizia respeito não somente aos membros oficiais da máquina de aniquilação nazi, mas também a todas práticas que os prisioneiros desenvolviam para sobreviver, parar suportar o insuportável, para continuar seguindo dentro dos campos, enfim, para se adequar. Talvez nem político, nem psicossocial, Primo Levi estava mais concentrado em decifrar uma espécie de antropologia do nazifascismo, refletindo sobre os mecanismos da subjetividade humana que são ao mesmo tempo sujeito e objeto do horror. Seus livros, que inventaram a chamada literatura de testemunho, fornecem uma série de reflexões livres das compartimentações acadêmicas às quais recorremos, e – talvez justamente por isso -ensinam muito.

Últimas entrevistas