Entrevista com Ariana Gomes – Doenças Raras no Brasil

Fundação Podemos: Como poderíamos definir o conceito de “doenças raras”? Do que estamos realmente falando quando usamos essa expressão? O que diferencia especificamente uma doença rara de uma doença “comum”?

Uma doença rara, também conhecida como doença órfã, é caracterizada por sua baixa prevalência na população em geral. O conceito de Doença Rara (DR), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. Por outro lado, uma doença “comum” é aquela que acomete uma proporção maior da população e é mais frequentemente encontrada na prática clínica. Essas doenças podem incluir condições como hipertensão, diabetes, asma e certos tipos de câncer, entre outras.

Últimas entrevistas