TCU desmente Bolsonaro sobre supernotificação de mortes por Covid-19 em 2020

No dia 7 de junho, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, de acordo com um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”. No mesmo dia, o TCU publicou a seguinte nota:

O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje.

O TCU reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado ‘Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil‘”

Bolsonaro diz que relatório do TCU mostra 50% a menos de mortes por covid e ministros da Corte desmentem conclusão/Estadão (07.06)

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta segunda-feira, 7, que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta número inflado de mortes por covid-19 no Brasil. O Estadão apurou que o TCU prepara uma nota sobre o assunto para negar a conclusão citada por Bolsonaro.

Desmentido pelo TCU, Bolsonaro agora diz que errou, mas insiste em tese de supernotificação de Covid/Folha (08.06)

Após ter sido desmentido pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que ‘errou’ ao atribuir à corte um documento que questionaria 50% dos registros de morte por Covid-19 no país —o órgão nega ter produzido algo nesse sentido.

TCU vai afastar auditor que produziu ‘relatório paralelo’ citado por Bolsonaro/Estadão (09.06)

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai afastar do cargo por 60 dias o servidor que produziu um documento sobre mortes na pandemia do novo coronavírus. Segundo o Estadão apurou com integrantes do tribunal, a presidente da Corte, Ana Arraes, vai dar aval para um pedido feito pelo corregedor do TCU, ministro Bruno Dantas. Em seu relatório, Dantas ainda sugere que seja aberto inquérito policial contra o funcionário.

Como Bolsonaro usou o TCU para justificar seu negacionismo/Nexo (09.06)

“Com o Brasil se aproximando de meio milhão de mortos pela covid-19, o presidente Jair Bolsonaro tentou usar o TCU (Tribunal de Contas da União), órgão ligado ao Congresso, para justificar seu discurso negacionista de que o número de vidas perdidas no país é menor do que o divulgado oficialmente.”

Bolsonaro age para aumentar influência no TCU, e governo tenta antecipar aposentadoria de ministro/Estadão (11.06)

BRASÍLIA – A crise que envolveu o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Palácio do Planalto no episódio do relatório paralelo sobre mortes por covid ressuscitou a pressão do presidente Jair Bolsonaro para mudar a composição da Corte. A intenção de Bolsonaro é antecipar em dois anos a aposentadoria de Raimundo Carreiro e influenciar na escolha de um nome mais alinhado ao governo.

Comissão do TCU investiga produção de relatório falso que questiona mortes por Covid/G1 (14.06)

“Uma comissão formada por três auditores federais de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) começou a investigar o caso do servidor apontado como autor de um relatório falso usado pelo presidente Jair Bolsonaro para questionar o número de mortos por Covid no ano passado.”

Confira as declarações do presidente em um vídeo da Carta Capital: