Série: Debatendo a Economia

Recente pesquisa realizada pela Genial/Quaest (dez/2021) revelou que a situação econômica do país é vista como o principal problema para os brasileiros. Para 41% dos entrevistados a economia figura como principal preocupação. Em termos de comparação, o tema da corrupção atingiu 10%.

Se olharmos para esses dados desagregados, temos a questão do crescimento econômico atingindo 14% das preocupações, a inflação, 9% e o desemprego liderando com 18%.

Na semana passada (11/01), foram divulgados os dados da inflação de 2021, com o IPCA batendo na casa dos 10,06%, maior índice desde 2015 e ultrapassando em muito a meta buscada pelo Banco Central. Esse índice se agrava se olhado no contexto de altíssimo nível de desemprego, que fechou 2021 na casa dos 12,6% da população economicamente ativa, de acordo com dados do IBGE. Vale ressaltar que esse índice não capta o aumento da informalidade e a piora nas condições de trabalho.

Uma olhada, mesmo que apressada, sobre esses dados, nos ajuda a entender por que tais temas figuram como principal preocupação do brasileiro. Perda do poder de compra, insegurança no trabalho, ou ainda, ausência de trabalho. Não é à toa que os temas como geração de emprego, combate à inflação e até a recente reforma trabalhista aprovada em 2017, já vieram à tona nos debates públicos e começam a dar o tom das campanhas eleitorais. Quem quer que dispute a presidência para 2023 terá que lidar com eles e apresentar suas ideias e soluções de forma clara.

No intuito de esclarecer os principais pontos desse debate realizaremos uma série de publicações com análises e informações.

De leitura rápida, contendo apenas o essencial, para que o leitor possa se situar e melhor se posicionar sobre esses temas.

Inauguramos a série com o tema da Inflação.