fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Setembro – Edição 1

Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Setembro – Edição 1

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos: a responsabilização institucional na pandemia de Covid-19; a crítica à nova minissérie “McCartney 3, 2, 1”; a entrevista com Mary Jo McConahay sobre o autoritarismo; a análise do novo filme de Almodóvar, “Madres Paralelas”; o livro “O Último Gozo do Mundo”, de Bernardo Carvalho; a memória de Ed Asner; o crescimento de sentimentos populistas, antielitistas e nacionalistas na América Latina; a ameaça da esquerda iliberal; a necessidade e as possibilidades de investimentos para a sustentabilidade; a relação entre o movimento dos caminhoneiros e o bolsonarismo; a descoberta de que espiões australianos colaboraram com a CIA no golpe do Chile contra Allende; as memórias de George W. Bush dos ataques de 11 de setembro; o papel do Supremo Tribunal Federal na crise institucional; o centenário de Dom Evaristo Arns; o lucro das big techs na Guerra ao Terror; a relação entre a taxa de juros e a inflação; e o debate originado a partir da entrevista do Edmar Bacha à Folha de São Paulo.

Pandemia, trauma social e responsabilização institucional/Nexo Jornal (23.09)

As pesquisadoras Rebecca Neaera Abers, Ana Claudia Farranha, Daniela Knauth, Jackeline Romio e Patrícia Valim escrevem sobre a necessidade de justiça e reparação às vítimas da Covid-19, reforçando um novo pacto social “para que tragédias como essas não se repitam.”

No esplêndido laboratório musical dos Beatles/El País (27.09)

‘McCartney 3, 2, 1’, a minissérie documental exibida pelo Disney +, propõe uma jornada muito interessante sobre o ofício de fazer canções através de Paul McCartney e do produtor Rick Rubin

‘A democracia fica em risco sempre que a disparidade cresce’, diz historiadora americana/Estadão (29.08)

Mary Jo McConahay, autora de “América Latina sob fogo cruzado”, fala em entrevista ao Estadão sobre o crescimento do autoritarismo e a relação da crise sanitária com medidas autoritárias.

Almodóvar e as feridas de guerra/El País (01.09)

Elsa Fernández-Santos escreve sobre o novo filme de Almodóvar, Madres Paralelas.

Bernardo Carvalho narra o pós-pandemia em ‘O Último Gozo do Mundo’/Estadão (04.09)

Júlio Pimentel Filho faz uma crítica do livro “O Último Gozo do Mundo” de Bernardo Carvalho, afirmando que trata-se de “uma história de todos nós, que compartilhamos aflições e vontades dos personagens e percebemos, afinal, que o que resta – aquilo que pode garantir a sobrevivência – é encontrar uma forma de expressão em meio ao torpor e ao caos.”

Ator destemido e fiel às convicções, Ed Asner foi exemplo da caça às bruxas do macarthismo/Estadão (04.09)

Sérgio Augusto escreve sobre o falecido ator Ed Asner.

Sistema em ruptura: populismo, antielitismo e nacionalismo; leia artigo/Estadão (05.09)

Daniel Zovatto, advogado argentino, escreve sobre a recente pesquisa da Ipsos, que aponta para o crescimento dos sentimentos populistas, antielitistas e nacionalistas na América Latina.

The Economist: A ameaça da esquerda iliberal/Estadão (05.09)

A artigo da The Economist trata do liberalismo clássico, o populismo de direita e os progressistas iliberais.

Sustentabilidade só é possível com investimento/Estadão (05.09)

O Estadão ressalta a importância do blended finance, o financiamento misto, para a transformação sustentável.

O bolsonarismo dentro das boleias/Outras Palavras (10.09)

Daniel M. Huertas escreve sobre os sindicatos dos caminhoneiros, em perspectiva histórica, a fim de compreender a infiltração bolsonarista.

Espiões australianos colaboraram com a CIA na intervenção contra o governo Allende no Chile/O Globo (10.09)

Documentos publicados pelo National Security Archive revelam que Austrália abriu escritório secreto em Santiago para realizar operações contra presidente socialista

“Terrorismo” é lucro para as big techs/Outras Palavras (13.09)

Relatório inédito revela a enorme profusão de contratos entre o Pentágono e as gigantes de tecnologia, principalmente após o 11 de setembro. À custa de milhares de vidas, a Guerra ao Terror rendeu mais de US$ 43 bilhões às corporações

A falácia da taxa de juros como instrumento eficaz no combate à inflação/Carta Capital (13.09)

Julia Leal escreve sobre a inflação brasileira atual, a sua origem e o porquê do aumento de juros não favorecer a retomada da economia.

Dom Paulo Evaristo Arns completa 100 anos pois sobrevive como exemplo dos direitos humanos/Folha (14.09)

Juca Kfori escreve em memória de Dom Evaristo Arns, que completaria 100 anos nesta terça-feira.

Bolsonaro é risco à democracia, e Lula é risco à economia, diz Edmar Bacha/Folha (11.09)

Um dos responsáveis pela elaboração do Plano Real, o economista Edmar Bacha afirma estar envolvido 100% na busca de uma alternativa política aos nomes de Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2022. O primeiro, por representar um risco para a democracia. O segundo, à economia.

O ‘risco Lula’ é o de o Brasil voltar a crescer/Folha (13.09)

Em recente entrevista à Folha, o economista Edmar Bacha atualizou o malfadado bordão “uma escolha muito difícil”, que nos legou o bolsonarismo e o atual desastre político, econômico, social, ambiental e institucional. Segundo Bacha, sua busca incansável por uma candidatura da direita liberal tradicional se justificaria pois “Bolsonaro é um risco à democracia do Brasil e Lula é um risco à economia”.

A agenda do dinheiro produzirá crescimento para o Brasil?/Folha (14.09)

Sobre a entrevista com Edmar Bacha, publicada nesta Folha, no domingo (12), sob o titulo “Bolsonaro é risco à democracia, e Lula é risco à economia”, gostaríamos de tecer alguns comentários.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress