Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.
Nesta edição, divulgamos: uma entrevista com o Criolo para o El País; a análise de Luiz Fernando Vianna sobre o novo livro de Chico Buarque; a história de um casal brasileiro que, sem saber, visitou um nazista em Buenos Aires; a entrevista da Gloria Steinem, expoente do feminismo, ao El País; a pesquisa coordenada pela antropóloga Isabela Kalil sobre o bolsonarismo; a matéria do El País sobre a aliança do Vox, partido de extrema-direita espanhol, com forças conservadoras na América Latina; o texto da Adrienne Lafrance sobre o Facebook Papers e a ameaça que a rede social apresenta para a democracia; a resenha do novo filme de Werner Herzog; o escrito de Meghie Rodrigues sobre os cortes no financiamento de pesquisa no Brasil; e a análise de Luiz Werneck Vianna sobre as raízes do atual governo e suas consequências.
Criolo: “Não dá para desperdiçar amor, mas não dá para romantizar. Estamos à flor da pele”/El País (09.10)
Em conversa com o El País, Criolo fala sobre a nova música “Cleane”, em homenagem à irmã, a pandemia, a situação política no país e os 10 anos do disco “Nó na Orelha”.
Chico Buarque lança primeiro livro de contos e mostra obra coesa ao retratar Brasil atual/O Globo (13.10)
Luiz Fernando Vianna resenha o primeio livro de contos de Chico Buarque, “Anos de chumbo e outros contos”.
Sem saber, casal brasileiro visitou um nazista em Buenos Aires/Folha (16.10)
Coluna da Folha conta a história de um casal brasileiro que, sem saber, visitou o nazista Adolft Eichmann em Buenos Aires.
Gloria Steinem: “O autoritarismo começa com o controle sobre o corpo das mulheres”/El País (17.10)
Gloria Steinem, expoente da luta feminista dos anos setenta dos Estados Unidos, fala sobre feminismo, onda populista-conservadora e os direitos das mulheres em entrevista ao El País.
Extrema direita no Brasil já não precisa de Bolsonaro para se mobilizar, revela pesquisa/Estadão (18.10)
De acordo com a pesquisa coordenada pela antropóloga Isabela Kalil do Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (NEU-FESPSP), a base radical de Bolsonaro já não precisa mais dos impulsos do presidente para se organizar.
Partido de extrema direita espanhol tece aliança anticomunista na América Latina/El País (18.10)
Matéria do El País acerca da construção de uma aliança entre conservadores de direita da América Latina e o partido de extrema-direita espanhol Vox através da Carta de Madrid.
History Will not Judge Us Kindly/The Atlantic (25.10)
Adrienne Lafrance escreve sobre os perigos que o Facebook apresenta para a democracia, estadunidense e do mundo, reconstruindo as falhas da rede social em barrar discursos extremistas e anti-democráticos.
Werner Herzog mostra aluguel de pessoas em ‘Uma História de Família’/Folha (27.10)
Matéria da folha analisa o novo filme do Werner Herzog, Uma História de Família.
O golpe no financiamento de pesquisas/A terra é redonda (28.10)
Meghie Rodrigues, jornalista especializada na cobertura científica e doutoranda no Departamento de Política Científica e Tecnológica, escreve sobre o redirecionamento de fundos dedicados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o corte de recurso de pesquisa no Brasil nos anos recentes.
Raízes do atual governo/A terra é redonda (28.10)
Luiz Werneck Vianna, professor do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), escreve sobre o atual governo, suas raízes e as perspectivas futuras.