Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Outubro – Edição 1

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos: um texto da Unisinos sobre a polarização; análise de Wilson Gomes sobre a esquerda identitária e as eleições; a relação entre o Rock Brasileiro e o bolsonarismo, pela Revista Piauí; a entrevista com Esther Solano sobre o bolsonarismo e as eleições de 2022; o regime de El Salvador e a relação com o governo brasileiro; a música do nicaraguense Mas Aya; a análise de Hussein Kalout sobre a antidiplomacia brasileira; o texto de Lucas Carlos Lima sobre o reconhecimento do Direito Humano ao Meio Ambiente Saudável pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU; e a denúncia em Haia pela política ambiental do governo Bolsonaro.

A polarização não está nos deixando pensar/Unisinos (23.11.2017)

Texto da Unisinos aborda a polarização entre o antipetismo (anti-corrupção) e a esquerda (justiça social), afirmando que “Ser ético e combater a corrupção ou ser justo e combater a desigualdade são identidades que estão sendo politicamente mobilizadas por grupos de poder para promover projetos que nem sempre são éticos e nem sempre são socialmente justos.

A esquerda identitária e a satanização da maioria/Revista Cult (09.11.2018)

Wilson Gomes escreve sobre a esquerda identitária e as eleições de 2018, afirmando que “Já há muita bibliografia sobre as consequências, para a fragmentação da esquerda, das pautas identitárias”.

SAUDADES DO QUÊ?/Revista Piauí (Setembro/2021)

Michel Laub explora a relação contraditória entre o bolsonarismo e o Rock Brasileiro, focando, sobretudo, na obra de Renato Russo.

“A hiper-radicalização da base bolsonarista, o voto útil em Lula e a impossibilidade da terceira via”. Entrevista especial com Esther Solano/Unisinos (29.09)

Entrevista da Esther Solano à Unisinos abordando as eleições de 2022 e o bolsonarismo.

Regime ditatorial nascente em El Salvador é aliado aceitável para Bolsonaro/Folha (03.10)

O pesquisador Mathias Alencastro escreve sobre o regime autoritário de El Salvador apontando para o cinismo das relações exteriores brasileiras, em que “só um lado do espectro ideológico pode ser denunciado por arrombo autoritário.”

A música de Mas Aya contém rebeliões silenciosas/Estadão (05.10)

Matéria do Estadão fala sobre a vida e a obra do músico nicaraguense Mas Aya.

Os efeitos e as consequências da antidiplomacia brasileira/Estadão (07.10)

O pesquisador Hussein Kalout analisa o papel da “antidiplomacia” brasileira, abordando temas como a entrada na OCDE, as relações com a França, a COP-26 e o discurso do presidente Bolsonaro na ONU.

O reconhecimento do Direito Humano ao Meio Ambiente Saudável pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU/International Law Agendas (11.10)

Lucas Carlos Lima, professor de Direito Internacional Público na UFMG, analisa a importância da Resolução (A/HRC/48/13), que reconhece o direito humano a um meio ambiente sadio, seguro, limpo e sustentável, os efeitos práticos dessa resolução e seus principais pontos.

Planeta x Bolsonaro: presidente é denunciado em Haia por destruir Amazônia/UOL (12.10)

Jamil Chade escreve sobre a denúncia feita ao Tribunal de Haia contra Bolsonaro. Protocolada pelo grupo All Rise, a denúncia trata sobre a política ambiental do governo.