Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.
Nesta edição, divulgamos: a crítica do livro “A invenção da Natureza”, por João Lara Mesquita; a entrevista de Shoshana Zuboff para o El País; a matéria da BCC recontando os últimos dias de Freddie Mercury; a entrevista de Steven Levitsky ao Globo sobre as eleições chilenas; Renata Mendonça discutindo a trajetória da jogadora Formiga e a sua importância para o futebol feminino; a professora da USP Maria Hermínia Tavares analisando a crise política e as eleições chilenas; a resenha de Ricardo de Querol do documentário sobre os Beatles, “Get Back”; Otaviano Canuto explicitando os pedágios a serem pagos na descarbonização da economia; a entrevista de Thomas Piketty abordando o tema da desigualdade; e a entrevista de Nancy Fraser à Jacobin América Latina.
Humboldt: a fascinante história do primeiro ambientalista/Mar sem Fim (24.11.2017)
João Lara Mesquita critica o livro “A invenção da Natureza“, de Andrea Wulf, que conta a história de Alexander von Humboldt.
Shoshana Zuboff: “O neoliberalismo destroçou tudo. Temos que começar do zero”/El País (11.10.2020)
Em entrevista ao El País, a filósofa Shoshana Zuboff discute o papel das redes sociais nas eleições de 2020 nos Estados Unidos e as perspectivas de controle das redes.
30 anos sem Freddie Mercury: Os últimos meses do vocalista do Queen nas palavras de seu assistente pessoal/BBC (24.10)
Baseado nos relatos de Peter Freestone, matéria da BCC reconta os últimos momentos da vida do cantor Freddi Mercury.
Se a extrema direita vencer no Chile, o nível de conflito social será muito alto, diz Levitsky/O Globo (21.11)
O professor americano Steven Levitsky, coautor de “Como as democracias morrem”, fala em entrevista para O Globo sobre as eleições chilenas e o risco da ascensão de Kast à presidência.
Ninguém deixará maior legado que Formiga no esporte brasileiro/Folha (22.11)
Renata Mendonça, repórter, analisa a trajetória da jogadora Formiga e do futebol feminino brasileiro, afirmando que “a história dela se confunde com a do futebol feminino no Brasil”.
Imagem acolhedora do Brasil não se aplica a imigrantes negros, diz sociólogo/Folha (23.11)
Em entrevista à Folha, o sociólogo Alex Vargem analisa a recepção de imigrantes negros no Brasil.
O que as urnas vêm dizendo, não só no Chile/Folha (24.11)
A professora da USP Maria Hermínia Tavares escreve sobre a crise política e as eleições chilenas.
‘Get back’, o documentário de Peter Jackson sobre os Beatles, é um acontecimento/El País (25.11)
Ricardo de Querol faz um crítica ao documentário ‘Get Back’, sobre os Beatles, afirmando que ele “completa como já não esperávamos o enorme legado dos Beatles na história da música.”
Tem pedágio na estrada da descarbonização, escreve Otaviano Canuto/Poder360 (27.11)
Otaviano Canuto escreve sobre os “pedágios” a serem pagos para a descarbonização da economia, sendo eles: “preços mais altos de insumos na produção e uso de energia” e “gastos com mitigação da mudança climática”
Piketty em busca da igualdade/Outras Palavras (29.11)
Thomas Piketty, em entrevista ao El País, aborda os temas de revolução, desenvolvimento e desigualdade no mundo contemporâneo.
Só um radical ecossocialismo democrático pode mudar o horizonte/Blog da Boitempo (30.11)
A filósofa Nancy Fraser, em entrevista à Jacobin América Latina, discute a crise do capitalismo e as alternativas existentes a este modo de reprodução.