Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Novembro – Edição 1

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos: a entrevista com o neuropsiquiatra Boris Cyrulnik; a matéria do Estadão sobre os tipos de cansaço e como enfrentá-los; o texto sobre a ascensão do grafite, por Naiara Galarraga Gortázar; Tayguara Ribeiro analisando o racismo e o sistema partidário; Sérgio Abraches sobre o Orçamento Secreto; o panorama das próximas eleições com a chegada de Sergio Moro na corrida eleitoral; Sylvia Colombo analisando a ascensão da ultradireita na América Latina; Antônio Côrrea de Lacerda escrevendo sobre a origem da inflação e como o aumento dos juros ocasionará efeitos deletérios à economia; e uma entrevista com Mário Videira, Leandro Oliveira e Monica Lucas.

Boris Cyrulnik: “Os adolescentes mais afetados pela pandemia terão depressão crônica quando adultos”/El País (31.10)

O neuropsiquiatra Boris Cyrulnik, em entrevista à El País, aborda questões do seu livro, da sua história e o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas.

Os sete tipos de cansaço e como enfrentá-los/Estadão (06.11)

Ana Lourenço, do Estadão, escreve sobre os sete tipos de cansaço, principais sintomas e como enfrentá-los.

São Paulo, a ressurreição do grafite/El País (06.11)

Recontando a história de grafiteiros, Naiara Galarraga Gortázar escreve como o grafite, arte antes rebelde, se tornou popular, tomando a cidade de São Paulo como um museu a céu aberto.

Partidos excluem negros de suas direções e patinam para mudar racismo estrutural/Folha (08.11)

Tayguara Ribeiro analisa as composições partidárias e a falta de lideranças negras nos partidos brasileiros.

Orçamento secreto é a marca da união Bolsonaro-Centrão/Sérgio Abranches (09.11)

Sérgio Abranches escreve sobre o Orçamento Secreto, comparando-o com o escândalo dos Anões do Orçamento, e as suas implicações políticas.

Como a chegada de Moro afeta Lula, Bolsonaro e a ‘terceira via’/Nexo Jornal (12.11)

A matéria do Nexo analisa quais são os impactos de uma possível candidatura de Sergio Moro para o jogo eleitoral de 2022.

Candidatos de ultradireita ganham força e exposição em eleições na América Latina/Folha (13.11)

Sylvia Colombo, olhando para as eleições da América Latina, analisa as figuras da ultradireita que disputaram as corridas eleitorais de seus respectivos países.

O paradoxo dos Juros no Brasil/Estadão (16.11)

Antônio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia, escreve sobre a causas da inflação e como o aumento do Juros causará efeitos deletérios para a economia.