Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Maio – Edição 1
Imagem Destacada Análises Maio1

Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Maio – Edição 1

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos: Cecilia Barría discutindo a concentração de renda no Chile; Luis Felipe Miguel apresentando seu novo livro, “Democracia na periferia capitalista: impasses do Brasil”; Sylvia Colombo discutindo o movimento duplo no continente americano em relação ao direito ao aborto; a entrevista do Nexo Jornal com Pablo Ortellado, Daniela Campello e Sávio Machado Cavalcante; Ulysses Ferraz analisando os conceitos de propriedade e liberdade econômica segundo John Rawls; Anne Applebaum escreve sobre a propaganda russa e as suas consequências em relação à guerra da Ucrânia; Clara Balbi acerca do novo livro de Werner Herzog; João Paulo Ayub Fonseca sobre a política contemporânea brasileira; e Tim Alberta escrevendo sobre a relação entre a extrema-direita radical e as igrejas evangélicas nos EUA.

Riqueza extrema: no Chile, os ultrarricos têm o maior patrimônio da América Latina/BBC (12.03)

Cecilia Barría discute a concentração de renda no Chile, as suas origens – tendo se aprofundado na década de 1970 e 1980, durante a ditadura de Pinochet e as implicações da taxação de grandes fortunas, vista como uma forma de remediar tais desigualdades.

Democracia na periferia capitalista/A terra é redonda (25.04)

Luis Felipe Miguel apresenta seu novo livro “Democracia na periferia capitalista: impasses do Brasil”, lançado no dia 26 de abril.

UKRAINE AND THE WORDS THAT LEAD TO MASS MURDER/The Atlantic (25.04)

A escritora Anne Applebaum escreve sobre a propaganda russa, comparando-a com a soviética da década de 1930. Em sua argumentação, Applebaum ressalta o fato de que a Rússia, hoje, consegue produzir uma propaganda mais afinada, utilizando as redes sociais e a mídia.

Werner Herzog lança livro sobre soldado que seguiu lutando na 2ª Guerra quase 30 anos após seu fim/Folha (29.04)

Clara Balbi escreve sobre o novo livro do alemão Werner Herzog acerca de um soldado que seguiu lutando na 2ª Guerra por três décadas após o seu fim.

Possível mudança nos EUA em relação ao aborto contrasta com onda na América Latina/Folha (07.05)

Em vistas da possível reversão do entendimento da Suprema Corte dos EUA sobre o direito ao aborto, Sylvia Colombo sinaliza de que forma a América Latina trilha o caminho contrário, isto é, a descriminalização e legalização do aborto.

Sistema eleitoral sob ataque: o que fazer em caso de golpe/Nexo Jornal (09.05)

O Nexo entrevistou três acadêmicos (Pablo Ortellado, Daniela Campello e Sávio Machado Cavalcante) acerca da possibilidade de uma tentativa de golpe do presidente Jair Bolsonaro caso perca as eleições e as possíveis providências a serem tomadas.