Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.
Nesta edição, selecionamos a análise da Wilson Gomes sobre os protestos em Cuba e a reação da esquerda brasileira; o artigo de Jillian Steinhauer sobre a obra de Lynn Hershman Leeson; a entrevista com Micheliny Verunschk, autora do livro “O Som do Rugido da Onça”; um artigo do El País sobre democracia e o governo Bolsonaro; o texto de Almir Felitte sobre a necropolítica de Achille Mbembe e a relação com a democracia; a nova concepção sobre o dinheiro e a crise do neoliberalismo fiscal; a revisão do livro “Moral Majorities Across the Americas: Brazil, the United States, and the Creation of the Religious Right”, do historiador Benjamin Cowan; a análise econômica do boom das commodities atual; a conjuntura do Chile e uma possível mudança de paradigma; e um ensaio do filósofo brasileiro José Arthur Gianotti, que faleceu nesta semana.
A esquerda precisa falar sobre a ditadura cubana/Revista Cult (16.07)
Wilson Gomes escreve sobre a conjuntura cubana, os protestos e a reação da esquerda brasileira.
Obra da artista Lynn Hershman Leeson investiga como a tecnologia molda nossas vidas/Estadão (16.07)
Jillian Steinhauer, do New York Times, escreve sobre as obras da artista e realizadora Lynn Hershman Leeson.
‘Pensar um Brasil que não esteja ao lado dos povos indígenas é suicídio’, diz Micheliny Verunschk/Estadão (17.07)
Bruna Meneguetti, jornalista e escritora, escreve sobre o romance “O Som do Rugido da Onça”, da pernambucana Micheliny Verunschk. Ao final, Meneguetti entrevista a autora.
O método Bolsonaro: um assalto à democracia em câmera lenta/El País (18.07)
Publicado no El País, o artigo analisa com relativa profundidade o governo Bolsonaro, o perigo para a democracia, a relação com militares, o núcleo de apoiadores e as resistências.
Mbembe, necropolítica e crise da democracia/Outras Palavras (19.07)
Almir Felitte, pesquisador da área de segurança pública, apresenta o conceito de necropolítica de Achille Mbembe, a relação com o colonialismo e com as democracias modernas.
Resgatar o Brasil: o que não faltará é dinheiro/Outras Palavras (20.07)
Em texto construído a partir de uma entrevista com Ladislau Dowbor e Daniel Conceição, argumenta-se que o neoliberalismo fiscal está em crise, discute-se a nova concepção sobre o dinheiro e o papel do Estado na economia e no combate às desigualdades.
Aliança de religiosos com a direita molda política brasileira desde a ditadura, sustenta historiador/Folha (23.07)
Andre Pagliarini, professor de história na Hampden-Sydney College (Virgínia/EUA) escreve sobre o livro “Moral Majorities Across the Americas: Brazil, the United States, and the Creation of the Religious Right”, do historiador Benjamin Cowan.
Responsabilidade fiscal?/Brasil Debate (23.06)
Norberto Montani Martins, professor do Instituto de Economia da UFRJ, discute os temas de responsabilidade fiscal, déficit social e dívida pública.
Boom de commodities e desindustrialização colocam Brasil em encruzilhada/Opinião Folha (26.07)
Em artigo publicado pela Financial Times, Michael Pooler e Bryan Harris comparam o boom de commodities atual com aquele que ocorreu na primeira década do século XXI, traçando paralelos e divergências do momento político e econômico das suas situações.
Giannotti: Considerações sobre “O capital”/Blog da Boitempo (27.07)
José Arthur Gianotti, filósofo brasileiro que faleceu nesta semana, escreve sobre “O Capital”, de Karl Marx, e analisa as mudanças econômicas que ocorreram recentemente.
Chile, laboratório do pós-capitalismo?/Outras Palavras (29.07)
Paulina Astroza Suárez, doutora Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Lovaina (Bélgica), analisa a conjuntura chilena e possível construção de um novo paradigma no país andino.