Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.
Nesta edição, divulgamos: o texto de Andrea L. Harada Sousa, Gabriel Teixeira e Plínio Gentil sobre a precarização do trabalho docente nas faculdades privadas; a entrevista da Nobel da Paz de 2021, Maria Ressa, acerca de como as plataformas de internet estão destruindo a democracia; Wilson Gomes discutindo os motivos que impossibilitam a terceira via no Brasil; Bruno Lupion escreve sobre as emendas parlamentares e o risco de um maior controle do Orçamento por parte do Congresso; José Eduardo Faria analisa a ofensiva do governo Bolsonaro ao sistema federalista; e Leonie von Hammerstein descreve de que forma a guerra mudou o pensamento dos jovens europeus.
Professores de faculdades privadas: categoria em extinção?/Le Monde Diplomatique (13.05)
A professora Andrea L. Harada Sousa, o pesquisador Gabriel Teixeira e o professor Plínio Gentil fazem uma análise sobre a expansão das tecnologias na educação e como, em meio ao crescimento das mantenedoras do ensino superior, essa expansão leva a precarização da profissão docente e a coloca em xeque.
Plataformas de Internet estão destruindo a democracia/Folha (04.07)
A jornalista filipina Maria Ressa, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2021, em entrevista à Folha, fala sobre os desafios que as plataformas de internet apresentam para a democracia.
O Doutor em Filosofia Wilson Gomes discute os motivos que impossibilitam uma terceira ou quarta via no Brasil, fazendo um panorama analítico das últimas eleições presidenciais.
Como emendas parlamentares afetam o gasto público no Brasil/DW (08.07)
O especialista em políticas públicas Bruno Lupion debate sobre as emendas parlamentares e o maior controle do Congresso sobre o Orçamento Público, destacando os problemas decorrentes dessa prática.
A ofensiva do centralismo autoritário contra o federalismo/O Estado da Arte (09.07)
José Eduardo Faria analisa a ofensiva do governo Bolsonaro ao sistema federalista.
Para jovens europeus, guerra na Ucrânia é mudança de era/DW (10.07)
Leonie von Hammerstein descreve de que forma a guerra mudou o pensamento dos jovens europeus.