fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Janeiro – Edição 2
Imagem Destacada Análises Janeiro2

Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Janeiro – Edição 2

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação. 

Nesta edição, divulgamos: André Chermont de Lima escrevendo sobre a bajulação; a discussão da ideologia católica na política ocidental; Vladimir Safatle e sua análise sobre a refundação chilena, demonstrando as repetições históricas; o Editorial d’O Globo sobre a política ambiental do governo Bolsonaro; a análise de Jack Parrock sobre as possíveis sanções a serem impostar pela União Europeia a Rússia; o relato da entrevista do pesquisador alemão Georg Wink a respeito das ideias de Olavo de Carvalho em relação à política e o atual governo; a entrevista de Jorge Chaloub à BBC sobre o legado de Olavo de Carvalho; João Batista Jr. reconta a história da morte de Olavo de Carvalho a partir da perspectiva de sua filha, Heloísa de Carvalho; o texto de opinião de Wilson Gomes sobre olavismo e bolsonarismo; e o Editorial da Folha que analisa de que forma a direita mudou com a ascensão dos líderes carismáticos.

Crônicas da bajulação/Estado da Arte (01.12.2021)

André Chermont de Lima analisa a bajulação, sobretudo usando como casos analíticos a história de Basílio da Gama e Alexander von Humboldt, e, mais recentemente, de Vinícius de Moraes. Explicita-se, assim, a relação entre o Estado e a arte, em que foi oferecido o perdão.

Ratzinger e Habermas na Bavária/Estadão (18.01)

Discussão da ideologia católica na política ocidental. Traz à tona o cenário moderno da relação dos chefes do poder executivo e dos eleitores, com a religião. Ainda discute o tema do ilustre encontro entre Joseph Aloisius Ratzinger e Jürgen Habermas, na Academia Católica da Bavária em 2004. O debate sobre as duas personalidades de pensamentos ideológicos distintos gira em torno da concordância no que diz respeito a importância da estruturação do poder por lei e não por religião.

O sentido das repetições históricas/Cult (22.01)

Vladimir Safatle retoma as principais características da “via chilena para o socialismo” e o neoliberalismo de Pinochet, situando o novo momento histórico – a refundação nacional – como uma repetição histórica.

Desmatamento recorde na Amazônia expõe fracasso de política ambiental/Opinião O Globo (23.01)

Editorial d’O Globo critica a política ambiental do governo Bolsonaro, marcada pela omissão, acusando que falta disposição para mudar o quadro de aumento do desmatamento na Amazônia legal.

Como a UE reagirá a uma invasão da Ucrânia pela Rússia?/Opinião DW (24.01)

Jack Parrock analisa a falta de consenso, e seus impactos, sobre as sanções ou ações a serem adotadas pela União Europeia caso a Rússia invada a Ucrânia.

Olavo de Carvalho: morte de escritor é ‘grande revés’ para o bolsonarismo, diz pesquisador alemão/BBC (25.01)

Relato da entrevista do pesquisador alemão Georg Wink, brasilianista que dirige o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Copenhague, a respeito das ideias de Olavo de Carvalho em relação à política e o atual governo. São expostas a insatisfação do pensador conservador em relação ao governo e as expectativas não alcançadas. O movimento olavista, apesar de bem sucedido, acarretando na vitória de Bolsonaro, não produziu nenhum pensador com ideologia independente, impossibilitando a continuidade do projeto de um governo Bolsonaro.

Olavismo vai sobreviver à morte de Olavo de Carvalho’, diz estudioso da nova direita/BBC (26.01)

Entrevista da BBC News Brasil sobre o legado de Olavo de Carvalho, com Jorge Chaloub, que estuda há pelo menos sete anos os principais intelectuais da chamada “nova direita” no Brasil. Estabelece a relação entre o olavismo e o bolsonarismo e as dimensões da sobrevivência do legado de Olavo de Carvalho na ultradireita brasileira.

MULTAS E BRIGAS NA HERANÇA DE OLAVO/Piauí (28.01)

João Batista Jr. reconta a história da morte de Olavo de Carvalho a partir da perspectiva de sua filha, Heloísa de Carvalho. Pai e filha eram rompidos devido às diferentes posições políticas.

Olavão e o bolsonarismo, o capítulo final/UOL (28.01)

Texto de opinião de Wilson Gomes sobre olavismo e bolsonarismo. Apesar de preceder o bolsonarismo, o pensamento de Olavo de Carvalho, se dispersou cada vez mais do atual governo, acartando em mais descontinuidades do que continuidades.

Editorial da Folha analisa de que forma a direita mudou com a ascensão dos líderes carismáticos, afirmando que a tendência perdurará mesmo sem que estes líderes assumam ou saiam do poder, como aconteceu com Donald Trump nos Estados Unidos.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress