Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Janeiro – Edição 1

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos: Alex Niven analisando o legado de seu colega Mark Fisher; relato da Cepal sobre a quarta Reunião da Conferência Regional sobre o Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe; a história dos piqueteros na Argentina; Lourival Sant’Anna escrevendo sobre a reação ao populismo autoritário; a crítica de Silvio Almeida à reforma trabalhista no contexto das eleições de 2022; Filipe Barini analisando a dupla crise das ex-Repúblicas Soviéticas, Ucrânia e Cazaquistão, e os desafios de Putin; Alberto Aggio contrastando os políticos Salvador Allende e Gabriel Boric; Dani Rodrik faz síntese do cénario de inflação no mundo; Alfonso Berardinelli, crítico literário, discutindo a esquerda e a direita na literatura; o êxodo brasileiro, pela Revista Piauí; a divulgação de seis livros para entender a Semana de Arte Moderna de 1922; e Leonardo Goldberg, psicanalista, analisa a perspectiva de Lévi-Strauss sobre o papel do Papai Noel contemporâneo no fortalecimento do vínculo entre os pais e seus filhos.

O legado anticapitalista de Mark Fisher/Jacobin Brasil (14.01.2020)

Uma reflexão do legado de Mark Fisher, pensador de esquerda e autor best seller. Pincela a trajetória do pensador e suas sugestões sobre como lidar com a “dessocialização entrincheirada do século XXI”. Descritas também em seu livro Realismo Capitalista. Ainda é elencada a bonita mensagem que o já falecido autor expressou ao mundo.

A América Latina e o Caribe requerem novos pactos sociais e fiscais para transformar e proporcionar sustentabilidade financeira aos seus sistemas de proteção social, a fim de enfrentar o atual contexto generalizado de desastres/CEPAL (26.10.2021)

Relato da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre a quarta Reunião da Conferência Regional sobre o Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe. Lista as demandas sociais presentes na América Latina, que exigem a formação de novos pactos fiscais e sociais, de forma sustentável.

6 livros para entender a Semana de Arte Moderna/Blog da Companhia (15.12.2021)

No ano do centenário, o Blog da Companhia das Letras seleciona 6 lançamentos para entender a Semana da Arte Moderna de 1922.

Há 20 anos, a revolta dos piqueteros na Argentina/Outras Palavras (22.12.2021)

Matéria do Outras Palavras reconta a história do movimento piqueteiro em 2001, uma resposta à política neoliberal argentina da década de 1990, que culminou em um estado de desemprego estrutural e insatisfação popular.

O Papai Noel no ano da Peste/Revista Cult (22.12.2021)

A matéria narra a perspectiva de Lévi-Strauss sobre o papel do Papai Noel contemporâneo no fortalecimento do vínculo entre os pais e seus filhos, enaltecendo também as diversas culturas e especificidades presentes no ato da comemoração natalina. Mostra como a celebração da morte no natal deve ser digna e associa isso a abjeção ocorrida nos últimos anos de peste da Covid no Brasil.

A reação ao populismo autoritário/Opinião Estadão (02.01)

Lourival Sant’Anna escreve sobre a frente contra o populismo autoritário que surgiu no mundo. Exemplos como as eleições do Peru, Chile, Alemanha e até Israel demonstram que o caminho da democracia não é fácil, mas há uma oposição à onda do populismo autoritário que assolou o mundo livre.

Quando as diferenças aparecem/Opinião Folha (06.01)

Silvio Almeida, usando o exemplo da reforma trabalhista, analisa que, conforme se aproxima as eleições de 2022, é que ficará mais nítido os candidatos que rompem com o bolsonarismo. Na visão de Almeida, a reforma onerou agressivamente a população negra, que compõe grande parte da força de trabalho brasileira, mas também são aqueles que sofrem com o desemprego, precarização e terceirização.

Análise: crise dupla na Ucrânia e no Cazaquistão testa status da Rússia de ‘grande potência’ no século XXI/Opinião O Globo (07.01)

Filipe Barini analisa o papel da Rússia no contexto da pior crise política do Cazaquistão pós-União Soviética. Putin já lida com a crise da Ucrânia, que vem sendo ponto de confronto com governos do Ocidente. Para Barini, “a crise dupla serve de oportunidade para Putin comprovar (ou não) o status da Rússia como uma grande potência do século XXI“.

CHILE COM BORIC: PARA ONDE VAI?/Horizontes democráticos (07.01)

Artigo que faz analogia entre Salvador Allende, marxista e presidente do Chile entre os anos de 1970 e 1973, e Gabriel Boric, que governará o país a partir de março de 2022. São descritas as origens e divergências no pensamento e formação das duas personalidades em questão.

Heresias da inflação/Valor (12.01)

Publicação que explora as causas da atual e preocupante inflação global, envolvendo principalmente a realocação de gastos de serviços a produtos e bens relacionada à pandemia. Ainda, a estabilidade dos preços é mais certa com a adoção de medidas convencionais, porém sem descartar pro completo programas heterodoxos.

Esquerda e direita na literatura/Estado da Arte (17.01)

Alfonso Berardinelli, crítico literário italiano, discute a presença de autores literários de direita e de esquerda, ressaltando o debate entre os filo-fascistas e os comunistas no século XX, bem os críticos dessas ideologias.

O ÊXODO BRASILEIRO/Piauí (17.01)

São destrinchados os dados do êxodo no Brasil, onde o número de brasileiro morando no exterior cresceu na ordem 55% em cinco anos. Dispersos pelo mundo, os emigrantes brasileiros tem como principais destinos os Estados Unidos e Portugal. Somente em 2021, foram emitidos 693 mil documentos no país para quem desejava estudar fora ou obter dupla cidadania.