fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Fevereiro – Edição 2
Imagem Destacada Análises Fevereiro2

Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Fevereiro – Edição 2

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos: os livros indicados por André Spritzer sobre a democracia; a análise de Wilson Gomes sobre as motivações da visita de Bolsonaro a Rússia e Hungria; a explicação dos movimentos separatistas no Leste ucraniano, pela CNN; Clemente Ganz Lúcio analisando a retomada da política de valorização do salário-mínimo na Europa; Ilona Szabó destrinchando as atividades ilegais que promovem o desmatamento na Amazônia; Monica Gugliano reportando a situação de brasileiros na Ucrânia; Pedro Mendes, brasileiro residente na Ucrânia, relatando a situação ucraniana após a invasão da Rússia; a história do conflito Rússia-Ucrânia, por Roman Goncharenko; diversos especialistas analisam a situação da Ucrânia e da Rússia para O Globo; e Pedro Doria acerca do novo tipo de guerra.

Cinco livros sobre — e para — a democracia/Estado da Arte (16.02)

André Spritzer, doutor em Computação pela UFRGS, recomenda cinco livros que tratam sobre a democracia: On Democracy (Robert Dahl, 2020), The End of History and the Last Man (Francis Fukuyama, 2006), Strangers in Their Own Land (Arlie Hochschild, 2018), Uncivil Agreement: How Politics Became Our Identity (Lilliana Mason, 2018) e The Moral Foundations of Politics (Ian Shapiro, 2012).

O que Bolsonaro foi fazer na Rússia e na Hungria?/Cult (18.02)

Wilson Gomes, doutor em Filosofia e professor da UFBA, analisa os motivos da visita de Bolsonaro à Rússia e à Hungria.

Por que Donbas está no centro da crise na Ucrânia/CNN (21.02)

Tamara Qiblawi, Nathan Hodge e Ivana Kottasová apresentam a história das regiões separatistas no Leste da Ucrânia, a relação com a Rússia e, dias antes da invasão russa, como estava o clima na região.

Salário mínimo: o que aprender com o caso europeu/Outras Palavras (22.02)

Clemente Ganz Lúcio analisa a retomada da política de valorização do salário-mínimo na Europa, visando que trata-se de uma política que “recoloca questões fundamentais, o combate às desigualdades, o crescimento da base salarial e a sustentação da demanda pelo poder de compra das famílias”.

As raízes econômicas da destruição da Amazônia/Opinião Folha (22.02)

Ilona Szabó, mestre pela Universidade de Uppsala, com base no estudo do Instituto Igarapé, destrincha de que forma os crimes que impulsionam a destruição da floresta estão se tornando “mais complexos, interconectados e violentos”.

“NÃO SEI SE VÃO JOGAR UMA BOMBA NA MINHA CABEÇA DENTRO DE UMA HORA”/Piauí (24.02)

Monica Gugliano reporta a situação de brasileiros na Ucrânia.

A FUGA DE KIEV/Piauí (24.02)

Pedro Mendes, brasileiro residente na Ucrânia, relata a situação ucraniana após a invasão da Rússia.

Rússia e Ucrânia: a cronologia do conflito/DW (24.02)

Roman Goncharenko reconstrói a história do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Invasão é derrota da ‘ordem liberal’, mas Putin ainda não deixou claro até onde vai na Ucrânia, dizem analistas/O Globo (24.02)

Diversos especialistas analisam a situação da Ucrânia e da Rússia lançando luz do que está por vir e quais são as motivações principais para o conflito.

Tanques, mísseis — e hackers/Opinião O Globo (25.02)

Pedro Doria argumenta que a invasão da Rússia na Ucrânia inaugura um novo tipo de guerra: figital, física e digital, simultaneamente.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress