Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.
Nesta edição, divulgamos: a entrevista com Juliana Teixeira à Carta Capital sobre trabalho doméstico no Brasil; um trecho do livro “Galileu e a Nova Física”, investigando as contribuições filosóficas de Galileu Galilei; a análise da jornalista Anna-Cat Brigida sobre o novo governo de Honduras e os desafios a serem enfrentados; o texto da colunista do Estadão Adriana Fernandes sobre a necessidade de um maior protagonismo feminino na corrida eleitoral de 2022; a matéria do El País sobre bisbilhotar as redes sociais de parceiros – atuais, futuros ou ex – e como a prática é danosa; Vitor Miranda Ciochetti analisando a ascensão de figuras evangélicas na política; a entrevista com Agnaldo Portugal, Fabio Bertato e Roberto Covolan para o Estado da Arte; e o Podcast do Vibes em Análise sobre dizer adeus.
Trabalho doméstico é um tema incômodo para a sociedade brasileira, aponta Juliana Teixeira/Carta Capital (04.12)
Juliana Teixeira, pesquisadora e professora da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) concede entrevista à Carta Capital, abordando a relação entre escravidão e o trabalho doméstico no Brasil.
Galileu, primeiro cientista moderno/Estado da Arte (07.12)
Trecho do livro “Galileu e a Nova Física”, de Pablo Rubén Mariconda e Júlio Vasconcelos, investiga as contribuições filosóficas de Galileu Galilei.
Can a new government dig Honduras out of its hole?/Al Jazeera (07.12)
A jornalista Anna-Cat Brigida analisa a conjuntura de Honduras, a eleição de Xiomara Castro e os desafios da nova gestão.
Campanha eleitoral de 2022 precisa ter um maior protagonismo feminino/Estadão (09.12)
A colunista Adriana Fernandes escreve sobre a necessidade de um maior protagonismo das mulheres na corrida eleitoral de 2022, ressaltando a necessidade delas comporem as equipes dos pré-candidatos.
Bisbilhotar nas redes: quando é perigoso e como parar/El País (10.12)
A partir de entrevistas com especialistas, matéria do El País aborda a prática de snooping, bisbilhotar as redes sociais e a vida de outra pessoa, os perigos da prática e como romper com ela.
A disputa pela representação evangélica em 2022/A terra é redonda (14.12)
Vitor Miranda Ciochetti, graduado em ciências sociais pela USP, analisa a ascensão de figuras evangélicas na política, afirmando que “A Igreja Universal não é apenas uma igreja no sentido clássico que conhecemos, mas uma igreja-movimento”.