Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Agosto – Edição 2

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, reunimos textos sobre: o processo filosófico de Schrödinger; a possibilidade de um golpe híbrido, segundo Sérgio Abranches; o novo ministro do Meio Ambiente e a boiada silenciosa; o ataque às lideranças católicas que seguem a Teologia da Libertação; o Editorial do Estadão sobre a convocação de manifestações no dia 7 de setembro e os ataques às instituições democráticas; a entrevista da Folha com Milton Nascimento; o novo livro da Judith Butler, por Heloísa Silvestre; a concepção de felicidade na modernidade, pelo economista Serge Latouche; o livro “Luz de Agosto” de William Faulkner; a entrevista com o escritor Mia Couto n’O Globo; a relação entre a editora Cedet e a extrema-direita brasileira; e a financeirização da natureza, pelos professores Gustavo Soares Iorio e Tádzio Peters Coelho.

A saga filosófica do cientista criador do ‘gato de Schrödinger’/El País (06.08)

Matéria do El País reconta o trajeto do cientista Schrödinger na criação de uma teoria que não tem sentido físico dentro da concepção realista clássica.

O golpe híbrido de Bolsonaro/Blog do Sérgio Abranches (15.08)

O sociólogo Sérgio Abranches chama a atenção para um possível “golpe híbrido”.

Novo ministro e boiada silenciosa no Meio Ambiente/Outras Palavras (20.08)

Artigo analisa a atuação do ruralista Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente, classificando a sua política como uma continuidade daquela implementada por Ricardo Salles.

Em nome do Pai/El País (23.08)

Matéria do El País conta a história de cinco lideranças católicas, adepto à Teologia da Libertação, que são perseguidos e sofrem recorrentes ameaças.

A convocação do golpe/Estadão (24.08)

Editorial do Estadão analisa a convocação de atos do dia 7 de setembro e a incitação de violência às instituições democráticas.

Bolsonaro é incompetente, diz Milton Nascimento à espera da volta aos palcos/Folha (25.08)

Em entrevista à Folha, Milton Nascimento fala sobre a pandemia no Brasil, o desejo de voltar aos palcos e seus projetos artísticos.

Butler e a defesa radical da vida/Blog da Boitempo (26.08)

Helena Silvestre escreve sobre o novo livro de Judith Butler, destacando a crítica da filósofa ao individualismo, a ideia da vulnerabilidade como potência e a defesa radical da vida.

Elogio da frugalidade/Outras Palavras (27.08)

O economista Serge Latouche escreve sobre o conceito de felicidade e como ele se tornou, após o Iluminismo, uma ideia de consumismo e de bens materiais.

‘Luz de Agosto’, de William Faulkner, fica entre alegoria cristã e romance moderno sobre o racismo/Estadão (28.08)

Paulo Nogueira escreve sobre o romance “Luz de Agosto” (1932) de William Faulkner e a sua relação com o racismo.

Mia Couto: ‘Vi um Brasil que não parecia ter razão para sambar’/O Globo (28.08)

O autor moçambicano Mia Couto fala, em entrevista a O Globo, sobre seu romance O mapeador de ausências, a relação África e Brasil e a situação política de Moçambique.

Livros, Canivetes e Anjos/The Intercept (28.08)

Juliana Sayuri, jornalista, escreve sobre o Cedet, uma editora ligada à influenciadores e escritores da extrema direita.

Financeirização da mineração: intensificação da exploração do trabalho e natureza/Brasil de Fato (30.08)

Gustavo Soares Iorio, professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, e Tádzio Peters Coelho, professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, escrevem sobre a financerização da natureza, pautada na intensificação do trabalho e no aumento da exploração de recursos.