Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Agosto – Edição 1

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, a democracia é o tema central, sendo abordada por diferentes autores e diferentes vieses. Além disso, divulgamos as melhores universidades do Brasil, de acordo com o Times Higher Education; o impacto demográfico da Covid-19; a nova direita radical; a produtividade tóxica durante a pandemia; a história dos ciganos e a relação com o regime nazista; a importância da Carolina Maria de Jesus; a entrevista com a Marisa Monte; a candidatura de Milton Nascimento e Fernanda Montenegro para a Academia Brasileira de Letras; o papel dos fundos soberanos e a privatização dos Correios.

As melhores universidades do Brasil, segundo ranking britânico/BBC (13.07)

O Brasil é o país com o maior número de universidades que compõem a edição 2021 do ranking latino-americano do Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo.

Covid: 300 mil bebês deixaram de nascer no Brasil por pandemia, com adiamentos e mais divórcios/BBC (14.07)

A pandemia de covid-19 está tendo efeitos nada desprezíveis na demografia brasileira e mundial, embora os impactos de longo prazo dependam, na prática, de quanto tempo levaremos para conter de vez o coronavírus.

‘Conservadores adotaram ideias da direita radical’, diz cientista político holandês/Estadão (01.08)

Em entrevista para o Estadão, o cientista político holandês Cas Mudde fala sobre a ascensão da nova direita e as suas principais características.

Pandemia provoca produtividade tóxica: como identificá-la e se libertar dela/El País (02.08)

Texto do El País trata sobre a produtividade tóxica, quando se produz um excesso de trabalho chegando ao limite. O texto delimita os impactos que isso pode ter na saúde mental das pessoas, os fenômenos que podem ocasioná-lo e como evitar os efeitos nocivos à saúde.

“Ciganos”, as outras grandes vítimas do genocídio nazista/DW (02.08)

DW aborda a perseguição ao povo cigano promovida pelo nazismo.

A ‘cupinização’ da democracia/Estadão (04.08)

Rogério Tadeu Romano escreve sobre os ataques às instituições promovidas pelo Presidente Jair Bolsonaro e os riscos que eles representam para a nossa democracia.

Conceição Evaristo: ‘Carolina Maria de Jesus ainda tinha muito a dizer, e precisava dizer’/Estadão (05.08)

A escritora Conceição Evaristo fala sobre a obra e vida de Carolina Maria de Jesus, ressaltando a importância de seus escritos.

Marisa Monte: “É mais fácil que os músicos brasileiros façam sucesso se forem para os EUA, mas eu quis ficar”/El País (05.08)

Marisa Monte fala sobre o seu novo álbum solo, a pandemia no Brasil e o cenário musical.

Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são candidatos a vagas de imortais da ABL/Folha (05.08)

O músico baiano Gilberto Gil confirmou que se candidatará a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, a ABL.

‘Deterioração da democracia não é espantalho, é ameaça real e presente’, diz Schwartsman/Estadão (06.08)

O ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) Alexandre Schwartsman fala sobre a democracia no Brasil e os riscos de uma ruptura institucional.

‘Bolsonaro adota medidas do manual de Chávez’: entenda semelhanças e diferenças entre Brasil e Venezuela/BBC (09.08)

Reportagem da BBC trata das semelhanças entre as medidas tomadas pelo Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, sobretudo na relação com os militares, a imprensa, a estatísticas oficiais, os ataques à Suprema Corte, o armamento da população civil, entre outros.

Fundos soberanos subnacionais e a agenda de desenvolvimento regional/Carta Capital (09.08)

Na Carta Capital, discute-se a importância dos fundos soberanos e a sua história, ressaltando seis grandes ganhos: “poupança intergeracional, estabilização, financiamento, diversificação da carteira de ativos e desenvolvimento e estratégico. É com esse cardápio de opções que os gestores deverão trabalhar”

A nova realidade: IPCC emite seu mais nítido alerta sobre as mudanças climáticas/The Economist (11.08)

Artigo da economista aborda o relatório do IPCC lançado recentemente sobre as mudanças climáticas.

A quem interessa a venda dos Correios?/Carta Capital (12.08)

O texto aborda a privatização dos Correios, focando na importância social da empresa e discutindo quem será o verdadeiro beneficiário da privatização.