Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Abril – Edição 1

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos: Arthur Assis discutindo criticamente o conceito de anacronismo; a nova ordem tripolar, por Marcos Roseira; Anna Applebaum argumentando sobre a atualidade d’As Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt; a entrevista da Lygia Fagundes Telles à Revista Cult; a matéria d’O Globo sobre os possíveis escândalos de corrupção no governo Bolsonaro; Bill Clinton sobre a invasão russa à Ucrânia; a notícia da morte de Ardor Stern; Antonio Neto escrevendo sobre como o Brasil se enquadra em um dos piores países para o trabalhador; a reportagem especial do Outras Palavras que trata sobre o suicídio nas aldeias indígenas; e o cover do filho de John Lennon de Imagine em homenagem à Ucrânia.

Devemos julgar o passado?/Estado da Arte (17.11.2021)

Arthur Alfaix Assis, professor de Teoria e Metodologia da História do Departamento de História da Universidade de Brasília e pesquisador do CNPq, analisa de forma crítica o conceito de anacronismo.

A invasão à Ucrânia projeta uma nova ordem mundial. Quais serão suas consequências?/Carta Capital (01.03)

O professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC Marcos Roseira analisa a invasão da Ucrânia pela Rússia, argumentando no sentido de que tal movimentação escancara a existência de uma nova ordem internacional: a tripolar.

Why We Should Read Hannah Arendt Now/The Atlantic (17.03)

A escritora Anne Applebaum ressalta a atualidade d’As Origens do Totalitarismo, de Arendt, para o mundo político contemporâneo.

“Exijo justiça ao grupo de escritores de minha geração”, afirma Lygia Fagundes Telles/Revista Cult (03.04)

Em entrevista à Revista Cult, Lygia Fagundes Telles aborda os temas da literatura e temas sociais relevantes para o País.

Governo Bolsonaro registra ao menos cinco casos de suspeitas de corrupção em três anos; veja a lista/O Globo (06.04)

Matéria d’O Globo explicita os possíveis escândalos de corrupção do governo Bolsonaro.

I Tried to Put Russia on Another Path/The Atlantic (07.04)

O ex-presidente Bill Clinton escreve sobre a invasão russa à Ucrânia.

Lygia Fagundes Telles e a disciplina do amor/Carta Capital (08.04)

Ana Paula Sousa escreve sobre a relação de Lygia Fagundes Telles com as suas amizades.

Brasil é um dos piores países do mundo para o trabalhador/Carta Capital (09.04)

Baseado num relatório da Confederação Sindical Internacional, Antonio Neto escreve sobre como Brasil se enquadra em um dos piores países para o trabalhador.

Por que tantos Guarani preferem não viver/Outras Palavras (12.04)

A reportagem especial do Outras Palavras trata sobre o suicídio nas aldeias indígenas.