Estadão Verifica: “Postagem faz comparação enganosa entre valor do gás de cozinha com Lula e Bolsonaro”

Postagem faz comparação enganosa entre valor do gás de cozinha com Lula e Bolsonaro/Estadão (22.03)

Uma postagem que viralizou no Facebook engana ao comparar o valor do botijão de gás nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). O post menciona que, com Lula, o gás de cozinha custava R$ 35 e, com Bolsonaro, custa R$ 120. Mas a comparação usa valores nominais do botijão, sem considerar a inflação no período. O produto custava R$ 35 em abril de 2009, mas esse preço atualmente corresponde a R$ 74,25, em valores corrigidos pelo IPCA. Ou seja: a diferença existe, mas é menor do que sugere a postagem.