Estadão Verifica: “Frase de pesquisador americano de 2016 é retirada de contexto para sugerir que chineses provocaram pandemia”

Frase de pesquisador americano de 2016 é retirada de contexto para sugerir que chineses provocaram pandemia/Estadão (08.12)

Um card com uma frase destacada do zoólogo norte-americano Peter Daszak circula no Instagram e engana ao sugerir que o pesquisador afirmou que cientistas chineses manipularam o coronavírus em laboratório para que ele se conectasse a células humanas e que isso poderia levar a uma pandemia. A frase destacada na peça de desinformação foi dita em 2016 durante um evento sobre o futuro das pandemias e descreve o trabalho de prospecção de vírus patógenos (capazes de causar doenças), prática comum na tentativa de identificar antecipadamente casos que podem provocar eventos zoonóticos (transmissão entre espécies).