O que você precisa saber sobre as eleições das mesas diretoras da Câmara e do Senado:
As mesas diretoras do congresso nacional, renovadas a cada dois anos, serão eleitas em fevereiro de 2021. Dentre suas atribuições está a condução e https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistração dos trabalhos legislativos. Os presidentes da Câmara dos deputados e do Senado Federal, considerados líderes das casas legislativas, são detentores de fortes poderes de agenda, pois definem a ordem do dia, quais e quando os projetos de lei serão votados.
Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara pelos últimos três anos e meio, declarou apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), deputado que está compondo a frente de oposição. Arthur Lira (PP-AL), por sua vez, é o candidato alinhado ao governo. Ao total, oito candidaturas foram confirmadas para a casa legislativa.
No Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é o escolhido de Davi Alcolumbre (DEM-AP) e também preferido do presidente Jair Bolsonaro. Simone Tebet (MDB-MS) lançou candidatura e declarou ser indepentende ao Palácio do Planalto. Até o momento, há quatro candidatos na disputa.
Confira a nossa seleção sobre o assunto:
Veja o placar da eleição para presidente da Câmara dos Deputados (15.01)/ Estadão
Até que ponto a briga pelo comando da Câmara pode influenciar eleição de 2022 (17.01)/ Gazeta do Povo
Quem é Simone Tebet, candidata do MDB ao comando do Senado (14.01)/ Nexo
Quem é Rodrigo Pacheco, candidato de Alcolumbre no Senado (13.01)/ Nexo
Partidos contra a Constituição (19.01)/ Jota
Maioria da população ignora que vai ter eleição no Congresso (17.01)/ Exame