Acervo Temático racismo no Brasil

Sabe-se que a própria história da nação brasileira se assenta junto a relações de racismo estrutural e institucional. Tendo em vista os acontecimentos recentes em torno dessa pauta, sobretudo ligados à esfera da repressão policial contra vidas negras, urge discutir a questão com responsabilidade. Acompanhe aqui as últimas notícias sobre o tema.

Foto por Brett Sayles em Pexels.com

Bolsonaro e Mourão reproduzem discurso racial da ditadura militar, diz socióloga/ Folha

Socióloga Flávia Rios afirma que discurso em favor do mito da democracia racial defendido por Bolsonaro e Mourão se aproxima do discurso proferido durante a ditadura militar brasileira.

ONU contesta Mourão e pede debate urgente sobre o racismo brasileiro/ Portal Geledés

ONU se pronuncia condenando o caso de João Alberto e afirma a necessidade da discussão sobre o racismo no Brasil. “É um ato que evidencia as diversas dimensões do racismo e as desigualdades encontradas na estrutura social brasileira”, diz em nota oficial.

Por que o mito de que não existe racismo no Brasil persiste/ Nexo

Mesmo após o caso emblemático do brutal assassinado de João Alberto, um homem negro, espancado até a morte, discurso presidencial insiste que não há racismo no Brasil. Entenda a fundação e persistência do discurso da democracia racial.

Racismo e cidadania/ Opinião Estadão

Não há cidadania onde há discriminação. Os impasses aos direitos cívicos da população negra no Brasil são muitos. A privação do livre direito à circulação e mobilidade urbana é uma delas. A grave atuação da violência policial precisa ser fortemente discutida.

Homicídio no Carrefour: apesar do negacionismo do Planalto, estatísticas escancaram racismo estrutural no Brasil/ Estado de Minas

Segundo o Atlas da Violência, pesquisa do IPEA, pretos e pardos correspondem a 75,7% das vítimas de homicídios no Brasil. A discussão acerca do racismo estrutural urge ser levada a sério no cenário brasileiro. Presidente Bolsonaro e vice Mourão negam a existência de racismo no país.

Presidentes da Câmara e do Senado dizem que assassinato de João Alberto escancara racismo estrutural no Brasil/ Globo

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) vão de encontro ao discurso presidencial e afirmam a existência de racismo estrutural no Brasil após o caso emblemático de João Alberto.

Pesquisa mostra que questão racial divide politicamente/ Valor

Levantamento online feito pelo Atlas Político associa o reconhecimento da problemática associada a questões raciais com o posicionamento político declarado.

Para 90% dos brasileiros existe racismo no país e 52,7% vê impulso racista no caso Carrefour, diz Atlas Político/ El País

Pesquisa demonstra que maioria dos brasileiros vê a presença do racismo diariamente. Mais da metade afirma fundo racista no assassinato de João Alberto. Questão se mostra diferentemente distribuída de acordo com aproximações ideológicas.

Brasil cria estética de integração racial e na prática é segregador, diz ativista/ Estadão

Pesquisador e ativista Ronilso Pacheco afirma que face do racismo brasileiro é mais profunda do que em outros países. O mito da integração racial através da estética miscigenada oculta o lado mais sombrio do racismo no Brasil.