Acervo Temático: CPI da Pandemia XVII

Esta semana, a CPI da Pandemia ouviu o diretor-presidente da Belcher Farmacêutica Emanuel Catori, o diretor do FIB Bank, Roberto Pereira Ramos Júnior, e o empresário José Ricardo Santana. Ainda, a Comissão recebeu dados sigilosos de Pazuello, Helcio Bruno de Almeida, Roberto Ferreira Dias, e do reverendo Amilton Gomes de Paula; incluiu mais três nomes na lista de investigados; além da Justiça ter retirado o sigilo de documentos sobre a compra de vacina da Covaxin.

Confira as principais notícias da semana:

CPI: sócio da Belcher nega ter ‘facilitador político’, mas diz que Ricardo Barros marcou reunião com Queiroga/G1 (24.08)

Em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (24), o diretor-presidente da Belcher Farmacêutica Emanuel Catori negou ter um “facilitador político”, mas admitiu que, em abril, participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, agendada pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara.”

Alvo de CPI, garantidora da Covaxin foi usada por igreja de pastor bolsonarista para arrastar dívida/Folha (25.08)

Empresa responsável por garantir o contrato bilionário da vacina Covaxin no governo Jair Bolsonaro, a FIB Bank Garantias foi usada pela Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago, para arrastar uma dívida de R$ 12 milhões cobrada na Justiça em São Paulo.

CPI recebe nova leva de dados sigilosos de Pazuello e mais três/Veja (25.08)

“Caminhando para o fim dos trabalhos nas próximas semanas, a CPI da Pandemia recebeu um carregamento de relatórios da Receita Federal com os sigilos fiscais  de Eduardo Pazuello, Helcio Bruno de Almeida, Roberto Ferreira Dias e do reverendo Amilton Gomes de Paula.”

Mais três nomes passarão para condição de ‘investigados’ na CPI da Pandemia/CNN (25.08)

O ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, o dono da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano e o sócio da Belcher Emanuel Catori foram incluídos na lista de investigados da CPI da Pandemia. O relator da comissão, Renan Calheiros, informou à CNN nesta quarta-feira (25) que ampliou a lista de investigados da comissão.

CPI da Covid convoca motoboy que teria sacado mais de R$ 4 milhões para empresa com contrato na Saúde/O Globo (25.08)

BRASÍLILA – A CPI da Covid aprovou, nesta quarta-feira, a convocação do motoboy Ivanildo Gonçalves. A cúpula da comissão identificou, através de dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que ele sacou um total de R$ 4,74 milhões para a VTC Log, uma empresa de logística com contratos no Ministério da Saúde e responsável pelo transporte de insumos, inclusive vacinas. As informações constam em requerimento assinado pelo vice-presidente da Comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele também cita que a maioria dos saques feitos por Ivanildo foi em espécie na boca do caixa.

Diretor de empresa fiadora da Precisa nega envolvimento com membros do governo/CNN (25.08)

A CPI da Pandemia recebeu nesta quarta-feira (25) o diretor do FIB Bank, Roberto Pereira Ramos Júnior, que prestou depoimento a respeito de seu envolvimento no caso das negociações da vacina Covaxin. Pereira negou ter contato com o Ministério da Saúde ou com o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara.

Toffoli suspende quebra de sigilo fiscal de Frederick Wassef na CPI da Covid/G1 (25.08)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira (25), a quebra do sigilo fiscal de Frederick Wassef, advogado do senador Flavio Bolsonaro, pela CPI da Covid.”

CPI encerra sessão que ouviu Jose Ricardo Santana com críticas a sua ‘amnésia’/Estado de Minas (26.08)

Após pouco mais de seis horas de depoimento, a CPI da Covid encerrou sessão em que ouviu o empresário José Ricardo Santana. O depoente, que chegou ao Senado como convidado e saiu na lista de investigados da CPI, terminou a reunião sendo criticado pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL) pela sua “amnésia”.

CPI revela mensagens e aponta tentativa de favorecer Precisa na Saúde/UOL (26.08)

A CPI da Covid revelou hoje mensagens antes sob sigilo e apontou suposta tentativa de favorecer a Precisa Medicamentos em compra do Ministério da Saúde de testes rápidos de detecção do novo coronavírus.

CPI vai marcar depoimento de Luciano Hang após feriado/Terra (26.08)

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), anunciou que, à pedido do relator Renan Calheiros (MDB-AL), o colegiado irá marcar logo após o feriado do dia 7 de setembro uma data para o depoimento do empresário bolsonarista Luciano Hang.

Justiça retira sigilo de documentos sobre a compra da vacina Covaxin/ISTOÉ (26.08)

A Justiça Federal retirou nesta quinta-feira (26) o sigilo, determinado pelo governo Jair Bolsonaro, sobre os documentos relativos à aquisição da vacina indiana Covaxin. A decisão liminar atende a um pedido da CPI da Covid no Senado. As informações são do G1.